Defesa Civil apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos em audiência Pública

A Defesa Civil de Osasco realizou quinta-feira, 28/09, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (anexa ao Paço Municipal), audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) para áreas da cidade sujeitas a deslizamentos de encostas, solapamentos (margens de córregos) e inundações.  

O PMRR é um planejamento que visa reduzir ou minimizar os riscos de enchentes e deslizamentos de áreas mapeadas para preservar vidas. Para que isso ocorra, são desenvolvidas diversas ações envolvendo Defesa Civil e secretarias municipais.  

Entre tais medidas estão a construção de muros de arrimo e de contenção em setores de risco, canalização de córregos, como no Jardim Rochdale/Aliança, Quitaúna e Helena Maria (obras em andamento), além da conscientização das famílias para que evitem construir, desmatar ou jogar lixo e entulho em áreas de encostas ou sujeitas a alagamentos. 

A Defesa Civil já está visitando escolas para definir as que reúnem condições de abrigar famílias que eventualmente tenham que deixar suas casas em situações de emergência, como quando as previsões meteorológicas apontem grandes volumes de chuva capazes de ocasionar deslizamentos, desmoronamentos e inundações. 

De acordo com o mapeamento da cidade, feito pelo Instituto Geológico em parceria com a Prefeitura, Osasco tem atualmente 46 áreas de risco, divididas em: 72 setores de risco de deslizamentos, 12 de solapamentos e 165 setores de risco de inundações. As classificações de risco apresentam quatro níveis: risco 1 (baixo), risco 2 (médio), risco 3 (alto) e risco 4 (muito alto). 

Além de câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) posicionadas em diversos pontos da cidade capazes de apontar onde há alagamentos, a cidade conta com cinco pluviômetros (medem quantidade de chuva) e uma estação hidrológica no Córrego Bussocaba (monitora a quantidade de chuva e o nível de água no interior do córrego). 

Participaram da audiência técnicos da Defesa Civil, representantes de secretarias municipais, da Guarda Civil Municipal, de comunidades situadas em áreas sujeitas a problemas em razão dos eventos climáticos, como Morro do Socó e Jardim Bonança, e o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.