Osasco ganha Centro de Referência em Diabetes

Osasco agora conta com um Centro de Referência em Diabetes. A inauguração do espaço foi realizada pelo prefeito Rogério Lins na quinta-feira, 14/11, Dia Mundial do Diabetes. O Centro de Referência em Diabetes Dr. Antônio da Costa conta com a parceria da CPClin (Centro de Pesquisa Clínica), possui cinco consultórios e oferecerá atendimento com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras especialistas em atendimento em diabete e assistentes sociais, além de grupos de orientação e de educação em diabetes voltados aos profissionais da atenção básica, pacientes e familiares.   

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde, Fernando Machado, do chefe de gabinete, José Carlos Vido, da diretora da Policlínica Sul, Suzete Franco, e do coordenador técnico do Centro de Referência, Dr. José Amando Mota.

“O Centro de Referência em Diabetes foi denominado Dr. Antônio da Costa (in memorian) em homenagem a esse importante médico que contribuiu por décadas com a saúde pública do nosso município”, destacou o prefeito Rogério Lins.

“Nosso programa de prevenção e tratamento da doença contará com ações preventivas de orientação alimentar e atividades físicas para que todos tenham uma vida mais saudável”, destacou Lins.

A esposa do homenageado, Cristina Polado Costa, as filhas Maria Cláudia e Maria Cristina e o neto Henrique das Artes descerraram a placa com as autoridades presentes e a paciente Alice, de 8 anos, que estava na companhia de sua mãe. A pequena foi diagnosticada há um ano com diabetes mellitus e agora terá acompanhamento médico no novo Centro de Referência em Diabetes de Osasco.

O secretário de Saúde, Fernando Machado, que é ortopedista, deu um depoimento que emocionou a todos. Ele relatou momentos de infância e juventude que viveu com a irmã que sofria com a doença, sendo esse um dos principais motivos que o motivaram a fazer medicina e poder ajudar o próximo.

O endocrinologista e coordenador técnico, José Amando Mota, parabenizou o prefeito Rogério Lins pela criação do Centro de Referência em Diabetes, pois avalia ser de suma importância Osasco ter um centro de atendimento como este, visto que o diabetes é um problema de saúde pública mundial e a prevenção e o tratamento adequado são o melhor caminho, comentou ele durante o evento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos e os principais agravantes que podem levar ao desenvolvimento da doença são obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de diabetes dos países com o maior número de casos (sendo o Rio de Janeiro a capital brasileira com maior prevalência de diagnóstico médico da doença, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes), atrás de China, Índia e Estados Unidos.

Doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes matam mais que que o vírus HIV, a tuberculose e o câncer de mama juntos, sendo que 70% das amputações no Brasil ocorrem por causa do diabetes. Já Retinopatia, doença renal de diabetes, amputações, infartos e derrames, ainda são frequentes embora dados de mortalidade tenham apresentado discreta queda, de acordo com a OMS.

O evento contou ainda com a participação do padre Odair, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, do Km 18, que fez uma reflexão em oração e em seguida aspergiu água benta no local; do professor Sena, representando o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana, Lau Alencar; Julião, Ouvidor Geral, entre outras autoridades. 

O Centro de Referência a Diabetes fica na Policlínica Sul, na Rua da Saudade, 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.