Osasco sedia Oficina Regional do Projeto Acolhimento e Cuidado Compartilhado em Rede

Osasco será sede da segundaOficina Regional do Projeto “Acolhimento e Cuidado Compartilhado em Rede: Saúde Mental na Atenção Básica”, no dia 5/12, das 8 às 13h, no auditório do Centro de Formação de Professores, localizado na Avenida Marechal Rondon, 263, no Centro.

O objetivo da Oficina é promover trocas de experiências dando visibilidade às diferentes práticas de acolhimento e arranjos para o cuidado compartilhado da saúde mental na Atenção Básica. O projeto envolve sete municípios da região. Além de Osasco, participam Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Além dessa Oficina Regional, também foram realizadas quatro oficinas municipais, das quais participaram aproximadamente 40 profissionais que atuam tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quanto nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). A formação contou com enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde, atendentes, gestores, entre outros.

O Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização que enfatiza a necessidade de os profissionais de Saúde apresentarem-se disponíveis para ouvir atentamente o usuário, entender suas demandas, avaliar suas necessidades e ambos construírem estratégias de cuidado para a resolução dos problemas. Para isso, é essencial que as equipes se reúnam para discutir como está sendo feito o atendimento.

A proposta vai além da melhora no atendimento das pessoas que procuram a Unidade Básica com problemas de saúde mental. Ela inclui também a discussão do acolhimento como ferramenta de promoção da saúde, usando a escuta qualificada como um reforço da sensibilidade e do compromisso ético no atendimento ao usuário.

Confira a programação

8h às 8h30 – Recepção e coffee break

8h30 – abertura da mesa solene

8h45 – contextualização

9h às 11h45 – apresentação das produções dos municípios: percurso, avanços e propostas

12h às 13h – discussão e encerramento com Flávia Carotta/CDQ SUS – DRS I/SES-SP

Serviço

Oficina Regional do Projeto “Acolhimento e Cuidado Compartilhado em Rede: Saúde Mental na Atenção Básica”

Dia: 5/12

Horário: das 8h às 13h

Local: Auditório do Centro de Formação de Professores

Endereço: Avenida Marechal Rondon, 263, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.