Lençois Maranheses – um convite para relaxar

Nesta edição, mais um destino nacional, enquanto o dólar e o euro não baixam, nossa sorte é que o Brasil tem lugares incríveis para serem visitados
No artigo desta semana vamos apresentar um pouco dos Lençóis Maranhenses . Um pequeno Paraíso terrestre.
Nesse nosso Brasil, o que não falta são opções para você viajar. Vamos conhecer um pouco dessa nossa terra linda.

Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.
O parque foi criado em 1981, com área total de 156,5 hectares-integra a Rota das Emoções.
As dunas – comuns nessa região do país – são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência.
E em meio a essas dunas, imagine só, é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre.
Essas lagoas, de águas quentes e transparentes, são um convite para relaxar.
Barreirinhas, a cidade mais conhecida , fica a 250 km de distância da capital, está bem estruturada e preparada para receber turistas . A cidade é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças – que leva o nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça
Outro passeio interessante é um passeio de lancha, ou como eles chamam por lá , “Voadeira” . São pequenas embarcações com capacidade para até 10 pessoas.
O passeio acontece no leito do rio preguiça e durante o trajeto, a lancha pode atracar em alguns dos bancos de areia formados no meio do rio.
Sugerimos fazer o passeio a partir das 15:00 hs , para poder no retorno, apreciar um maravilhoso pôr do sol.
Ainda em Barreirinhas, visite o Farol de Preguiças ou Farol de Mandacaru. A estrutura fica localizada no povoado de Mandacaru, e para cortar caminho ,o melhor acesso é pelo rio Preguiças. Após subida de 160 degraus, uma incrível vista da foz do rio Preguiças por ser vista.

Artesanatos
No mesmo povoado, o turista encontra peças do artesanato da região, como artigos de cestaria, pessoais (como bolsas, sandálias e bijuterias) e domésticos (redes para dormir, cortinas, etc.), todos oriundos da fibra de buriti – palmeira predominante na região.
Ainda de voadora, você poderá visitar a Ilha dos Macacos (Vassouras) , onde é possível interagir com os macacos prego.
Também vale muito a pena ir até a praia de Caburé e Atins, onde acontece o encontro do Oceano Atlântico com o rio. De lá, com a maré baixa, pode-se seguir para a cidade de Paulino Neves, na praia dos Tocos, localidade deserta e com uma extensa faixa de areia.

Praia de Destaque
O destaque é a praia de Caburé (passeio alternativo) . Mar calmo de águas quentes e limpas com areias brancas, ideal para relaxar.
A região é bem rústica, repleta de casinhas com telhado de palha de buriti. A região já foi uma vilarejo de pescadores.
Hoje, possui boa infraestrutura de bares e restaurantes, dos mais sofisticados até as barraquinhas mais simples, porém acolhedoras, geridas pelos habitantes da vila de pescadores próxima.
Caburé, leva esse nome por causa de uma pequena coruja de olhos graúdos e penas amarronzadas que circulavam por lá. Infelizmente, hoje é raro ver alguma.
Vá também a cidade de Tutoia, localizada na região do Baixo Parnaíba, e de onde saem os passeios para o Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, com 73 ilhas fluviais entre os Estados do Maranhão e Piauí.

Dicas de restaurantes
Na Beira-Rio e Praça da Matriz, no Centro de Barreirinhas, pode-se encontrar restaurantes que oferecem pratos típicos do Maranhão. Entre as opções, estão pratos inspirados na Rota das Emoções, como arroz de cuxá com mariscos, abacaxi recheado com camarão, pirão, farofa de cuscuz e carne de sol ao molho de queijo coalho.
Espero que tenham gostado deste destino e que possam aproveitar mais esse Paraiso nacional.
Boa viageml!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.