TBILISI: Uma jóia entre a Ásia e Europa

Tbilisi é a capital da Geórgia, e fica entre a Europa e a  Ásia, na região do Caucaso. A cidade fica à beira do rio Kura, que em georgiano significa “o lento”. A capital é a maior cidade georgiana e também um importante centro industrial, cultural e está se destacando como um ótimo destino turístico.
Tbilisi foi fundada por volta do ano 450, e antigamente estava localizada em uma importante rota comercial: a Rota da Seda, o que a tornou alvo do domínio de diferentes povos. Ao longo dos séculos, ela foi governada por persas, bizantinos, árabes e mongóis.
Em 1801, a Rússia dominou a cidade e fez dela a capital da província da Geórgia. A União Soviética tomou posse da região em 1921, e a Geórgia se tornou uma das repúblicas que compuseram o país. Setenta anos depois, a Geórgia tornou-se independente, e Tbilisi ficou sendo sua capital.
A Cidade Velha tem muito a oferecer ao visitante. Com ruas de paralelepípedos , casas em tons pastéis com varadas de madeira esculpidas , praças e árvores frondosas, , todas com vista para a fortaleza de Narikala  , é um convite para conhecer a cidade descobrir seus segredos escondidos em cada rua.
A Fortaleza de Narikala (século IV) foi construída em uma colina íngreme com vista para o rio e antes mesmo da fundação cidade. O nome persa Nari-Kala (“fortaleza inacessível”) provou ser adequado ao longo dos longos séculos de invasão e dominação estrangeira, mas hoje os visitantes são bem-vindos para subir e apreciar a maravilhosa vista da cidade. A Fortaleza pode ser acessada por um teleférico onde já é possível ter uma bela vista da cidade.
A Cidade Velha – também chamada de Kala , tem seu bairro Art Nouveau de Sololaki entre as suas atrações.
Segundo a história, os árabes construíram um canal nesta área para regar os jardins. O canal em língua árabe é “sululakh” e, desde esse período, o local é chamado Sololaki. Ao percorrer a rua Sololaki, você pode entender por que Tbilisi foi chamada de “Paris caucasiana” ,graças a essa atmosfera especial de paz, mistura de idiomas e arquitetura cosmopolita dos séculos 19 a 20. As casas de Tbilisi daquele período, pelo seu esplendor e qualidade, podem ser comparadas com os padrões do “moderno” europeu. Proprietários ambiciosos ordenaram a construção de suas mansões aos melhores arquitetos da cidade. No final do século XIX, Sololaki havia se tornado um distrito de prestígio, construído pela burguesia com residências da moda e casas lucrativas em estilo “moderno”. Esse cantinho especial da cidade , conseguiu manter as caracterisitcas daquela época o que faz esse passeio ,imperdivel. Algumas portas decoradas com  mármore, pode-se ler a escrita latina SALVE (“Welcome”) ou sobrenomes dos antigos proprietários.
 Muitas das estreitas ruas da cidade velha, escondem graciosos e agitados restaurantes , bares e cafés , assim como  badaladas casas noturnas que oferecem uma vista privilegiada da cidade em seus terraços . Embora a cidade seja pequena para ser visitada em um final de semana , a prosperidade de restaurantes e bares e a riqueza de ofertas culturais fazem valer a pena uma estadia muito mais longa.
Nos últimos anos, Tbilisi passou por um renascimento boêmio. Várias de suas fábricas desativadas de meados do século foram reutilizadas como hotéis, bares, galerias e lojas .
A Avenida Rustaveli foi projetada no século XIX e recebeu o nome do grande poeta georgiano do século XII Shota Rustaveli. Esta rua movimentada está agora no coração de Tbilisi e torna se um passeio incrivel onde é possivel observar a mistura do antigo e novo ..
Portanto, a muito o que ver e desfrutar dessa cidade que manteve suas características antigas mas já se transformou em um maravilhoso destino de viagem.
A cidade também atrai muitos turistas, curiosos para experimentar os banhos nas termas de água mineral que brotam diretamente do solo. O nome Tbilisi significa, justamente, “lugar quente”.
“Uma grande sensação de liberdade e bem-estar me permeava. Todo o meu cansaço havia passado e eu me senti forte o suficiente para erguer uma montanha ”- Alexandre Dumas, após uma visita aos Banhos de Enxofre em 1858.
Com águas minerais naturalmente quentes (47 ° C), os banhos de enxofre têm sido uma parte essencial de Vida de Tbilisi por séculos. Os banhos subterrâneos com cúpula de tijolo foram construídos no século XVII e produzem 3 milhões de litros de água todos os dias. Para completar a sua visita aos banhos, uma massagem revigorante será uma ótima opção .
Você já esteve em uma cidade onde você pode encontrar igrejas ortodoxas georgianas, gregorianas armênias e católicas romanas, uma sinagoga, uma mesquita e um templo zoroastriano, todos muito próximos?  Em Tbilisi isso é possível.
A Igreja Metekhi (século XIII), com a estátua equestre do fundador real da cidade, sobre as falésias íngremes do rio Mtkvari, é uma das imagens clássicas da parte antiga de Tbilisi. A igreja foi destruída muitas vezes . Durante o regime czarista, havia uma prisão ,e nos tempos soviéticos, Metekhi era usado como teatro. Foi somente no final dos anos 80 que a igreja foi reconstruída novamente.
Catedral de Sioni (século 7) é considerado um dos lugares mais sagrados do país, pois abriga a cruz sagrada de Santa Nino, a jovem que converteu a Geórgia ao cristianismo no início do século IV.
Com pouco mais do que uma cruz feita de galhos de uvas, tranças de seu próprio cabelo, essa jovem viajou pela Geórgia divulgando o Evangelho enquanto realizava vários milagres, que logo levaram o rei na época (Mirian III) a converter e declarar a religião oficial do seu reino como o cristianismo.
A igreja de Anchiskhati (século VI) é a igreja mais antiga de Tbilisi e recebeu o nome de um inestimável ícone do Salvador, que foi mantido aqui e agora está em exibição no Tesouro do Museu de Arte da Geórgia.
A Catedral da Santíssima Trindade (Tsminda Sameba) está listada entre as maiores igrejas ortodoxas do mundo. Construída entre 1995 e 2004, a catedral ergue-se na colina Elia, na margem esquerda do rio Mtkvari e mantém o estilo arquitetônico tradicional da Geórgia. O complexo inclui nove capelas, vários edifícios complementares e jardins encantadores. A catedral é a mais alta não só na Geórgia, mas em toda a região do Cáucaso. A altura do solo até o topo da cruz é de 105,5 metros. A cúpula dourada da catedral é praticamente visível de qualquer ponto de Tbilisi e é um marco imperdível a qualquer hora do dia.
Tbilisi é seu nome, uma cidade que tem tanto a oferecer e mostrar. Historia, cultura, gastronomia, hospedagem e diversão, fazem com que todos esses fatores, coloquem a cidade em seus planos de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.