Osasco pagará bônus aos servidores da linha de frente do combate ao Covid-19

Na quarta-feira, 1/4, em transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou para a população novas medidas no combate ao coronavírus. Desde o dia 23/3, o município encontra-se em quarentena, que segue até 7/4. Neste período, apenas comércios considerados essenciais têm autorização para funcionar. A ação tem como objetivo combater a disseminação do vírus que já infectou quase 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta-feira, Osasco conta com 42 casos confirmados de Covid-19, sendo que desses, 14 já são considerados como curados. Dois óbitos foram registrados devido o vírus (outros sete são investigados), 700 casos estão em análise e 924 casos suspeitos notificados. Vale ressaltar que todos os casos suspeitos estão em isolamento social e são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura.

Uma novidade anunciada pelo prefeito é o pagamento de bônus de um salário mínimo aos servidores públicos municipais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Devem ser beneficiados colaboradores das áreas da saúde e segurança. O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal e deve ser votado pelos vereadores.

“Esse é um gesto do Poder Executivo como forma de reconhecimento e agradecimento ao que esses servidores, que estão na linha frente, têm feito por todos nós no combate ao coronavírus”, explicou Lins.

A Prefeitura inicia na sexta-feira, 3/4, a distribuição das 70 mil cestas básicas para os alunos da rede municipal de ensino. Só no primeiro dia, 12 escolas devem ser contempladas. Serão colocadas faixas informativas na frente das escolas informando a data em que os pais poderão retirar os kits de alimentos. A administração municipal decidiu não realizar a entrega em todas unidades de ensino de uma vez, a fim de evitar aglomerações.

O Hospital Municipal Antônio Giglio agora conta com uma nova ala para atendimento exclusivo a casos de coronavírus. A ala possui capacidade para atender até 20 pacientes simultaneamente e está equipada com respiradores e toda infraestrutura necessária para casos considerados graves ou moderados.

ATENDIMENTO A CASOS SUSPEITOS

A Prefeitura definiu os seguintes locais para atendimento a casos suspeitos de coronavírus: UPA Centro (Rua Aymoré de Mello Dias, 51 – Centro), UPA Menck (Av. Alberto J. Byington, 822 – Vila Menck), UPA Conceição (Rua Pernambucana, 385 – Conceição), UBS Vila dos Remédios (Rua Santo Ubaldo, 100 – Remédios), UBS Quitaúna (R. Mal. Edgar de Oliveira, 800 – Quitaúna), UBS Aliança (Avenida Bandeirantes, 550 – Aliança), UBS Portal D’Oeste (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 100 – Portal D’Oeste), UBS Vila da Justiça (Avenida Clóvis Assaf, 460 – Conceição), UBS Novo Osasco (Rua Teófilo Munhoz Vaqueiro, 60 – Jardim Novo Osasco), Centro de Convivência Edmundo Campanhã Burjato – crianças e adolescentes até 19 anos (Rua Tomás Antônio Gonzaga, 250 – Cipava), e Centro de Atendimento ao Idoso – idosos com idade superior a 60 anos (Rua R. Atília Delbon Biscuola, 927 – Presidente Altino).

Os casos considerados moderados ou graves serão encaminhados para o Centro de Terapia Intensiva, no Pronto-Socorro do Santo Antônio, que foi equipado com respiradores, tomógrafo e monitores cardíacos. O Pronto-Socorro Osmar Mesquita também funciona como Centro de Terapia Intensiva. Os dois prontos-socorros atuam de portas fechadas, como são unidades de retaguarda para as UBSs e UPAs que atendem os casos suspeitos da doença. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.