HMB chega a 500 altas de pacientes por Covid-19

Na última terça-feira (02/06), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, alcançou a marca de 500 altas apenas para pacientes internados com confirmação ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O momento foi celebrado com uma grande comemoração para a alta hospitalar de Maria de Fátima da Silva Santos, que permaneceu internada durante sete dias em leito de enfermaria. 

Com um corredor de funcionários, bexigas e muita alegria, a paciente foi aplaudida pelas equipes e recebeu um documento simbólico para marcar essa data especial. “Quero te entregar um certificado de superação. A senhora é a nossa alta de número 500. E estamos muito felizes com mais essa vida salva aqui no nosso hospital” declara Paulo Tierno, diretor do hospital, que aproveitou a ocasião para parabenizar e agradecer todos o funcionários por essa conquista. 

Muito emocionada, Maria de Fátima agradeceu a todos os envolvidos e comentou que retribuíria os cuidados em forma de oração por cada um. Keitiane da Silva Santos, filha da paciente, fez questão de falar sobre acolhimento oferecido à sua mãe. “Muitos dizem que não vamos conseguir vencer esse vírus. Mas, nós vamos e a minha mãe é um exemplo disso. Uma pessoa de 51 anos, com doenças pré-existentes, está saindo desta porta com vida e agradecendo a todos vocês. Primeiramente agradecemos a Deus e depois à toda essa equipe, que foi excelente, maravilhosa! Muitas vezes, as pessoas falam que hospital particular é melhor. Não! Aqui, eu vi que é o melhor. A rede de Barueri está de parabéns”, comentou. 

A paciente era considerada um quadro delicado e desafiador para a equipe médica. “Ela já possui algumas comorbidades, também é ex-tabagista, e durante alguns dias ela apresentou piora, usando alto nível de oxigênio, mas conseguiu seguir na enfermaria, sem necessidade de transferência para UTI. Reagiu muito bem ao tratamento e hoje está saindo de alta”, explica Nara de Moraes, coordenadora do Pronto-atendimento de Covid-19, que acompanhou o caso e celebra essa saída com muita emoção. 

HMB no combate ao novo coronavírus

No mês de março, a direção da unidade criou um Comitê de Combate à Covid-19, composto por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos, para nortear as medidas e decisões durante o período de pandemia. Desde então, a unidade já aprimorou diversos fluxos de atendimento como, por exemplo, a adaptação de mais de 30 leitos críticos, destinados aos pacientes mais graves, além da montagem do Pronto-Atendimento Covid-19, um setor específico para que a primeira assistência de casos suspeitos e confirmados seja feita de forma mais prática e concentrada. Além disso, mesmo com as ligações diárias dos médicos para os familiares, para atualizar o estado de saúde dos pacientes, o hospital também disponibilizou um canal exclusivo, o  telefone (011) 2575-3314, para que os parentes possam sanar qualquer dúvida que surgir durante o tratamento. Essa é uma alternativa de acolhimento e humanização, já que as visitas estão suspensas para evitar novas contaminações pelo vírus Sars-Cov-2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.