Gilberto Gil e Geraldo Azevedo participam do São João Sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia

O vídeo-concerto junino vai ao ar no dia 23, às 18h, no canal da OSBA no Youtube e conta ainda com as participações de Mariana Aydar, João Cavalcanti,  Marcelo Caldi e Bule-Bule.


A chegada do mês de junho em meio ao isolamento social em prol do combate ao Covid-19 vem junto com toda uma memória afetiva dos festejos juninos, que vai dos ritmos musicais, como o forró, o baião e o xote, passando pelo colorido das bandeirolas e as comidas de milho. Pelo quarto ano consecutivo a Orquestra Sinfônica da Bahia se integra a esta data tão importante no calendário nordestino e realiza o São João Sinfônico, que desta vez ganha edição em vídeo que vai ao ar no canal oficial da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), no dia 23 de junho, às 18h. Com repertório que celebra grandes compositores nordestinos como Luiz Gonzaga (1912-1989),  Sivuca (1930-2006) Dominguinhos (1941-2013), o vídeo-concerto junina conta com as participações dos músicos Gilberto GilGeraldo AzevedoMariana AydarMarcelo Caldi e do repentista e músico Bule-Bule

REPERTÓRIO E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: celebrar o São João é celebrar os ritmos nordestinos como o forró, o xote e o baião e seus compositores consagrados.  Do Rei do Baião Luiz Gonzaga serão interpretadas pelos músicos da OSBA as músicas “Sabiá”, com participação especial de Geraldo Azevedo,  “Asa Branca” e “Noites Brasileiras”, esta última cantada por João Cavalcanti. “Feira de Mangaio”, do sanfoneiro paraibano Sivuca, será interpretada em versão instrumental.  Já Mariana Aydar participa cantando “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, que também integra o repertório com a versão instrumental de “Lamento Sertanejo”.  Também será interpretada uma paródia feita especialmente para o vídeo-concerto por Edu Krieger da música  “Esperando na Janela”, cantada pelo mestre Gilberto Gil  – com uma letra que trata do atual momento de isolamento.  O músico, repentista e escritor Bule-Bule também marca presença no concerto junino recitando o cordel de sua autoria  “O Brasil ainda chora a morte de Gonzagão” e cantando “O sertão melhorou tanto que nem parece sertão” e  “Coco pra São João”. 

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Como forma de celebrar de maneira mais próxima do seu público-crush uma das festas mais importantes da Bahia, a última música do programa “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), contará com a participação do público. No dia 6 de junho (sexta-feira), houve convocação pública nas redes sociais da OSBA (Facebook e Instagram) para envio do vídeo formando um coro virtual. Os vídeos foram enviados até o dia 12 de junho.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades. 


Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SÃO JOÃO SINFÔNICO – ESPECIAL QUARENTENA

TERÇA-FEIRA, 23/jun, 18h

CANAL OFICIAL DA OSBA NO YOUTUBE: Youtube.com/OSBAOrquestraSinfônicadaBahia

PROGRAMA/ FICHA TÉCNICA

ESPERANDO NA JANELA

Targino Gondim/Manuca Almeida/Raimundinho Do Acordeon

Arranjo: Marcelo Caldi

com Gilberto Gil

O SERTÃO MELHOROU TANTO QUE NEM PARECE O SERTÃO

Bule Bule

LAMENTO SERTANEJO

Dominguinhos/Gilberto Gil

Arranjo: Jean Marques

GOSTOSO DEMAIS

Dominguinhos/Nando Cordel

Arranjo: Marcelo Caldi

com Mariana Aydar

O BRASIL AINDA CHORA A MORTE DE GONZAGÃO

Bule-Bule

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira

Arranjo: Marcelo Caldi

Participação do Público crush da OSBA

NOITES BRASILEIRAS

Luiz Gonzaga/Zé Dantas)

Arranjo: Marcelo Caldi

com João Cavalcanti

COCO PRA SÃO JOÃO

Beija Flor – Adaptação (Versos Improvisados) Bule Bule

FEIRA DE MANGAIO

Sivuca/Glorinha Gadelha

Arranjo: Marcelo Caldi

Improviso de Mário Soares, violino

SABIÁ

Luiz Gonzaga/Zé Dantas

Arranjo: Marcelo Caldi

com Geraldo Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.