Castramóvel de Itapevi retoma os serviços na próxima segunda-feira (06)

A Prefeitura de Itapevi informa que a partir da próxima segunda-feira (6), serão retomados, em caráter emergencial, os serviços do Castramóvel para os moradores que efetuaram o cadastro do seu pet. O veículo ficará estacionado até o dia 17 de julho no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) e atenderá de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

A administração municipal seguirá as recomendações preconizadas em decretos municipais publicado em Diário Oficial e seguirá as determinações no combate ao novo coronavírus. A população ao levar seu bichinho para ser castrado deve manter o distanciamento social de 1,5 metros de outra pessoa, usar máscara e levar álcool em gel, não será permitido mais de uma pessoa no local para atendimento por animal (maior de 18 anos até 55 anos).

Os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais entrarão em contato com os responsáveis, previamente cadastrados em 2019 e nos primeiros meses deste ano e passarão o dia e horário para o procedimento cirúrgico no pet. Serão, no máximo, 15 atendimentos por hora. As palestras foram canceladas até o fim da pandemia. A higienização do ônibus será feita com amônia quaternária, eficiente na eliminação do vírus.

“Estaremos sempre observando a situação diante do quadro de pandemia. Poderemos suspender a iniciativa caso tenhamos resultados negativos em meio ao cenário pandêmico em que vivemos”, reforça o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, Paulo Rogiério de Almeida.

A capacidade do Castramóvel é de 60 castrações por dia, das 9h às 14h. Desta forma, os animais passarão pelos procedimentos necessários, retornarão aos seus tutores dentro de uma hora, minimizando assim o tempo em que o dono permanecerá no espaço. Os tutores deixarão os animais e serão orientados a retornar na alta médica, a fim de evitar aglomerações.

Serão aceitos atrasos com tolerância máxima de 15 minutos. Para não colocar em risco a equipe e a população, animais com mais de 15 quilos – com potencial maior para destruir as gaiolas, fugir ou morder outros animais, munícipes ou equipe de apoio – não serão aceitos nesta fase típica da pandemia.

Preparo do animal para castração e recomendações

Os animais devem estar com, pelo menos, seis horas de jejum de alimentação e água e chegar no horário agendado. Devem ser trazidos por um único tutor adulto obrigatoriamente, sem outros acompanhantes e crianças. Serão disponibilizadas máscaras descartáveis para os munícipes que, eventualmente, precisem fazer a troca de suas máscaras.

Os gatos devem ser trazidos dentro de caixas de transporte (uma caixa por animal), os cachorros serão aceitos desde que tenham até 15 quilos e sem raça definida (não há castração de animais de raça) e o ideal é que estejam em caixa de transporte.

As orientações de cuidados pré e pós-operatórios poderão ser disponibilizados por mídia de vídeo e material impresso, no local terá banner reforçando os cuidados e protocolos de segurança, com o objetivo de diminuir o contato físico com a população e equipe, para evitar o contágio e disseminação do vírus.

Animais que tiverem pontos a serem retirados após a devida cicatrização deverão ser levados no Ginásio de Esportes onde o Castramóvel ficará estacionado.

As medicações para o pós-operatório serão entregues na alta do animal, como antibiótico, analgésico e antiinflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.

Sobre o Castramóvel

Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o Castramóvel trata-se um ônibus totalmente adaptado como consultório veterinário itinerante, que circula pelas ruas do município realizando castrações gratuitas de cães e gatos pré-agendadas. O Castramóvel integra a série de ações para controlar a população animal, principalmente o número pets abandonados nas ruas.

Contato com o Castramóvel

Mais informações sobre inscrições, dúvidas e orientações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou pelo e-mail sma@itapevi.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.