Prefeitura de Itapevi fará mais de 3,7 mil testes rápidos para detectar novo coronavírus

Testagem será realizada de forma gratuita e exclusivamente para idosos com idade acima de 60 anos e pessoas dos grupos de riscos com comorbidades

A Prefeitura de Itapevi inicia, na próxima segunda-feira (6), a realização de mais de 3,7 mil testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus em moradores selecionados do município. No entanto, estes testes serão voltados, exclusivamente, aos idosos com idade acima de 60 anos e pessoas dos grupos de riscos com comorbidades.


Ao todo, serão realizados 3.760 testes rápidos gratuitamente. A testagem acontece até o dia 17 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O material enviado à Prefeitura foi encaminhado pelo Ministério da Saúde.

Os moradores selecionados pelo sistema informatizado da Secretaria de Saúde vão receber, via celular, uma mensagem SMS informando o dia e o horário que eles precisam se dirigir para realizar a testagem. O resultado sairá em meia hora.

Maior incidência


Diante de um mapeamento do maior número de incidência de casos de contaminação pela Covid-19 em regiões específicas no município, a Prefeitura focará a atuação em cinco bairros: Cohab, Vila Dr. Cardoso, Chácara Vitápolis, Parque Suburbano e Amador Bueno.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itapevi, por determinação do Ministério da Saúde, esta será a primeira fase de testagem aplicada ao público-alvo com comorbidades em cerca de 10% desta população para verificar a transmissão em casos assintomáticos.

A importância de focar na testagem em massa é evitar a proliferação e contágio do novo vírus entre a população, buscar reconhecer e isolar os pacientes assintomáticos, entender o comportamento social do vírus, além de auxiliar na busca e na adoção das melhores estratégias de saúde pública para o enfrentamento da doença.

Como funcionarão os testes rápidos


No dia e horário agendados, as pessoas deverão levar documento com identificação (RG ou CPF, de preferência) e adotar todas as medidas de isolamento e distanciamento social neste tempo de pandemia.

O teste rápido (sorológico) para detectar o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) que será realizado é apenas um marcador de presença viral, indicado para saber se as pessoas têm ou já tiveram a doença em um curto espaço de tempo. Estes testes avaliarão se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG.

Para os pacientes que foram testados positivos e apresentarem sintomas da doença em síndrome gripal, eles serão diretamente encaminhados ao CCC para avaliação e eventual internação. Já aqueles que não apresentarem quadro clínico moderado ou grave da doença deverão assinar Termo de Responsabilidade de Isolamento e permanecer em quarentena em casa, isolados, para não contaminar as demais pessoas.

Confira os locais desta testagem nos pacientes acima de 60 anos e no grupo de risco


Serão destinados 1 mil testes para os Cemebs Bemvindo Moreira Nery (Avenida Pedro Paulino, 74 – Cohab).

No salão da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Rua André Cavanha, 180 – Vila Dr. Cardoso) estarão disponíveis 600 testes rápidos.

No Cemeb Mário Tomaz de Oliveira (Rua Nelson Ferreira da Costa, 820 – Chácara Vitápolis) haverá 600 testes rápidos.

O Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) também será o local de aplicação dos testes rápidos. Lá, serão 800 testes.

O Cemeb Jornalista João Paulo Neto (Rua Bambina Amabile Chaluppe, 492 – Amador Bueno) será mais um local da realização dos testes rápidos. No local serão disponibilizados 760 deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.