Dia Mundial do Chocolate: Chef do Senac Osasco ensina receita com o ingrediente

Preparação salgada tem inspiração mexicana, foge do tradicional e promete surpreender

Dia 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate, um dos alimentos queridinhos dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) estima-se que em 2019 o consumo de chocolate no Brasil foi de 2,6 kg por habitante. Para marcar a data, o chef Henrique Nascimento, docente da área de gastronomia do Senac Osasco ensina como preparar uma receita tradicional do México, da região de Puebla, que mostra que a versatilidade do ingrediente o torna indicado para receitas que vão muito além de doces e sobremesas.

A preparação leva frango e um molho feito à base de chocolate e especiarias, um dos pratos mais querido pelos mexicanos. Confira.

Mole Poblano

Ingredientes – Coxa e sobrecoxa de frango: 8 unidades; suco de 1 limão tahiti; sal refinado, pimenta do reino branca moída e manteiga para pincelar a gosto; óleo: 50ml; pimenta dedo de moça em cubos e sem sementes: 2; tomate sem pele e sem sementes: 400g; cebola: 150g; dente de alho em cubos: 2 unidades; pimentão vermelho em fatias (sem sementes): 1; amêndoas branqueadas sem pele: 50g; amendoins sem casca: 50g; cravo: 2 unidades; pimenta do reino preta em grãos: 3; canela em pau: 1 unidade; anis estrelado: 1 unidade; uvas passas pretas: 50g; chocolate meio amargo: 150g; açúcar refinado: 10g; gergelim torrado: 50g; fundo de ave (caldo de frango): 500ml.

Modo de preparo – Coloque a coxa ou sobrecoxa de frango em uma assadeira e tempere com o suco de limão, sal, pimenta e pincele com manteiga e leve ao forno para assar à 180C°, até dourar. Torre as amêndoas e o amendoim em uma frigideira e reserve. Sue a cebola, o alho, o pimentão e as pimentas por 2 ou 3 minutos no óleo. Adicione os cravos, as pimentas do reino, canela e anis e salteie por mais 5 minutos. Para liberar o sabor.

Bata no liquidificador os tomates, as amêndoas, o amendoim e o refogado da cebola e as uvas passas. Retire as especiarias: cravo, canela e anis, antes de bater no liquidificador. Leve o conteúdo batido para uma panela e deixe ferver por 5 minutos, mexendo constantemente. Adicione o chocolate e o açúcar, mexendo sempre. Quando ferver, adicione os 500 ml de fundo de frango. Cubra, deixe cozinhar em fogo brando por uns 20 minutos. Adicione sal e corrija os temperos. Se estiver muito grosso e concentrado, adicione um pouco mais do fundo de ave.

Para servir, arrume no prato a coxa ou sobrecoxa, coloque por cima o molho, e salpique com as sementes de gergelim.

Senac Osasco

Endereço: Rua Dante Batiston, 248 – Centro, Osasco – SP

www.sp.senac.br/osasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.