Estado firma acordo de US$ 250 mil para apoiar a retomada do turismo

A retomada econômica do turismo no Estado de São Paulo ocorrerá por meio de um acordo de cooperação entre o Poder Executivo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pela iniciativa firmada nesta quinta-feira (23), caberá à instituição financeira o repasse de US$ 250 mil por meio de doação ao governo estadual, explicou o deputado Edmir Chedid (DEM).
Representante das estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico (MITs), o parlamentar declarou que o investimento permitirá a ampliação e manutenção de programas e projetos criados com o intuito de recuperar o setor em nível estadual. “Também será possível realizar estudos complementares que apoiem outros requerimentos de financiamento internacional, fato que é fundamental para um setor tão importante quanto o do turismo”, complementou.
Edmir Chedid garantiu que o investimento, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo, será destinado para três frentes específicas de atuação: elaboração de um plano com estratégias e ações de médio e longo prazos; realização de estudos complementares para apoiar a implantação desse plano; e um estudo de apoio à melhoria da dinâmica de concessão de crédito. “Este foi um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus”, afirmou.
O recurso financeiro está relacionado ao Programa Estratégico para o Desenvolvimento de Sustentabilidade do BID e a cooperação técnica terá a duração de 18 meses. Os termos de referência para a contratação dos estudos serão elaborados pelas equipes do banco e da Secretaria de Estado do Turismo. A previsão é de que os processos de contratação tenham início em agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.