Municípios de SP devem prestar contas relacionadas a Covid-19 até essa quarta, dia 5

Os municípios de São Paulo precisam prestar contas das despesas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, referentes ao mês de julho, até essa quarta-feira, dia 5. As informações prestadas pelos gestores e responsáveis são compiladas pelo Tribunal de Contas do Estado e depois disponibilizadas num painel dentro do site da entidade.

Para o professor e economista Walter Penninck Caetano, diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal, estados e municípios devem facilitar a fiscalização dos contratos tanto pelos órgãos de controle interno, quanto pelo Tribunal de Contas, e também pela própria sociedade civil.

“A prestação de contas é uma obrigação do gestor público e o monitoramento dos gastos é um direito de todo e qualquer cidadão. Por isso, os gestores devem prestar contas de todos os gastos públicos com o máximo de transparência possível”, avisa o diretor da Conam.

Para o questionário das contas relacionadas às despesas com a pandemia, os gestores devem responder perguntas relacionadas a temas como Receitas; Acompanhamento de Gestão Orçamentária, Contábil e Fiscal; Exames Preliminares; Exames de Contratações com o Terceiro Setor; entre outras. Tudo deverá estar contido no site de Transparência, em linguagem de fácil compreensão.

Apoio técnico e administrativo – Elaborado por um time de especialistas em administração e gestão pública municipal da Conam, um manual para auxiliar as prefeituras em relação às ações administrativas para o enfrentamento da Covid-19 pode ser acessado gratuitamente por qualquer prefeitura no site da consultoria (http://www.conam.com.br).

Sobre a Conam – No mercado há 40 anos, a Conam – Consultoria em Administração Municipal conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores e profissionais altamente qualificados. A empresa atende atualmente a mais de 120 entidades governamentais entre Prefeituras, Autarquias, Fundações e Câmaras Municipais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.