Aniversário de São Paulo é celebrado com atividades on-line nos espaços culturais gerenciados pela Poiesis

Programação gratuita oferece música, teatro, literatura e oficinas diversas

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebra seu 467º aniversário. A capital paulista, que exerce grande influência cultural, é homenageada com uma programação on-line e gratuita nos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Oficina Cultural Maestro Juan Serrano e Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo que são gerenciados pela Poiesis.

Casa das Rosas

Uma das principais características da obra do escritor paulistano Haroldo de Campos é seu caráter cosmopolita. Na atividade De perdizes às galáxias – O cosmopolitismo de Haroldo de Campos, Júlio Mendonça – coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas – comenta, valendo-se de trechos de entrevistas do poeta, esse cosmopolitismo conjugado ao fato de Haroldo ter residido toda sua vida no mesmo bairro da cidade de São Paulo. O evento acontecerá no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. Os interessados devem realizar a inscrição neste link , até o dia 25 de janeiro.

Casa Guilherme de Almeida

A presença africana na música brasileira se manifesta de diversas formas. Se, em 1966, Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. No filme Afro-Sampas observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem. Yannick Delass (República Democrática do Congo), Edoh Fiho (Togo), Lenna Bahule (Moçambique) e os brasileiros Ari Colares, Chico Saraiva e Meno del Picchia aceitaram o convite para um primeiro encontro no qual experimentam sonoridades, memórias e criatividades. O encontro será dia 23 de janeiro, sábado, às 15h. As inscrições estão disponíveis até o dia 22 de janeiro neste link .

Casa Mário de Andrade

Com enfoque em sustentabilidade e meio-ambiente, a aula-show Água do meu Tietê, onde me queres levar? apresentará ao público composições de Victor Kinjo baseadas no mesmo rio que outrora inspirou Mário de Andrade a escrever seu último poema, A Meditação sobre o Tietê (1945). Esta atividade acontecerá no sábado, 23 de janeiro, das 16h30 às 18h30 pelo Google Meet. Para participar, basta se inscrever neste link até o dia do evento.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Voltada para todos os públicos, a Oficina Cultural Juan Serrano irá promover uma programação diversificada com atrações artísticas comemorativas para celebrar o aniversário de 467 anos da cidade São Paulo. Artes visuais, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro estão entre os destaques do evento que será realizado ao vivo através das plataformas virtuais e com transmissão pelo Facebook das OficinasCulturais no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 10h30 às 16h30.

Uma receita paulista que remete a momentos de encontros e festejos populares será preparada ao vivo. Com ingredientes próprios ou kits retirados na Oficina Cultural e, utilizando fogão e geladeira de suas casas, os participantes serão orientados a preparar esta versão light de cuscuz que, além de abóbora, também usa legumes e castanha. Os ingredientes para produção serão disponibilizados gratuitamente para Delivery Cultural. As inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp (11) 3971-3640. A atividade será realizada das 10h30 às 12h via Zoom aos inscritos e com retransmissão aberta no Facebook das Oficinas Culturais .

O espetáculo tetatral O Gato de Botas é repleto de ação, emoção e muita aventura. Nesta releitura, o Gato de Botas com suas confusões, tenta transformar seu pobre dono no grande Marquês de Carabás e ainda, a conquistar a linda princesa do reinado. Este divertido espetáculo será realizado ao vivo às 11h pelo Facebook das Oficinas Culturais .

Na atividade Dobradura Artística: Criando animais divertidos, os interessados irão confeccionar de maneira divertida animais como elefante, peixe articulado e até mesmo uma minhoca. Com materiais próprios ou kits retirados na Oficina Cultural, o participante utilizará tesoura, lápis e canetinha para customizar seu animal que terá o papel como suporte. Ao final, serão propostas dicas para uma pequena contação de histórias com os elementos produzidos. O material será disponibilizado gratuitamente para Delivery Cultural, basta preencher este link de inscrição até o dia 18 de janeiro. Os inscritos terão acesso a sala virtual do Zoom e a oficina será retransmitida no Facebook das Oficinas Culturais das 12h às 13h30.

Unindo arte e jardinagem, o workshop Confecção de “colar vivo” abordará de forma prática e teórica como funcionam os “Colares Vivos” utilizando técnicas de produção em terrários fechados. Com materiais próprios ou kits retirados na Oficina Cultural, os interessados irão criar seu próprio colar em um mini potinho de vidro fazendo uso de terra, musgo e pedras para ornamentar, simulando o cultivo em um ambiente natural. O material será disponibilizado gratuitamente para Delivery Cultural. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 18 de janeiro. Os inscritos receberão um link para a sala do Zoom e a atividade será retransmitida no Facebook das Oficinas Culturais das 14h às 15h30.

Inspirada na Jovem Guarda, a banda NB apresentará canções clássicas deste movimento cultural surgido na década de 60 em São Paulo. Será uma ótima oportunidade de relembrar e, para quem só ouviu falar, conhecer um pouco desta mescla de música, comportamento e moda que marcou gerações. Além do repertório musical, o show contará com figurinos da época, onde os artistas estarão caracterizados como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e outros. O show será transmitido pelo Facebook das Oficinas Culturais das 15h às 16h30.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Em Palavras de afetos: músicas e poesias de amor à São Paulo, serão apresentadas músicas sobre os afetos encontrados na capital paulista na voz da cantora Luana Bayô. As poetas Mayana Vieira, Midria da Silva e do poeta Igor Chico, exibirão suas escritas que dizem sobre as periferias da zona sul, norte e leste. Palavras de Afetos é uma declaração de amor aos territórios que são afetados pela poesia da cidade que não dorme. O encontro acontecerá no domingo, dia 24 de janeiro, das 19h às 20h pelo Youtube das Fábricas de Cultura .

SERVIÇO

Casa das Rosas

DE PERDIZES ÀS GALÁXIAS – O COSMOPOLITISMO DE HAROLDO DE CAMPOS

Com Júlio Mendonça

Segunda-feira, 25 de janeiro, das 19h às 21hInscrição neste link, até 25 de janeiro
Inscrição neste link, até 25 de janeiro

Casa Guilherme de Almeida

AFRO-SAMPAS – Exibição do documentário e debate com realizadores

Com Rose Satiko G. Hikiji e Jasper Chalcraft

Sábado, 23 de janeiro às 15h

Plataforma: Zoom

Inscrições: neste link, até 22 de janeiro

Casa Mário de Andrade

ÁGUA DO MEU TIETÊ, ONDE ME QUERES LEVAR?

Com Victor Kinjo e convidados

Sábado, 23 de janeiro, das 16h30 às 18h

Plataforma: Google Meet Inscrições: neste link, até 23 de janeiro
Inscrições: neste link, até 23 de janeiro

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

467 ANOS DA CIDADE DE SÃO PAULO: INTEGRAÇÃO CULTURAL
Artes Visuais | Cultura Urbana, Música, Teatro
Faixa Etária: Atividade Livre

Sem a necessidade de inscrição prévia.

CULINÁRIA PAULISTA EM CUSCUZ DE ABÓBORA – SP 467 ANOS
Coordenação: Menina Brasileira – Cozinha Ecogastronômica.
Segunda-feira, 25 de janeiro, das 10h30 às 12h
Faixa Etária: maiores de 18 anos

Plataforma de exibição: Zoom (somente para inscritos com antecedência, solicitar a participação através do Whatsapp (11) 3971-3640). Atividade com interação ao vivo e retransmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais (exibição aberta sem a necessidade de inscrição pelo Facebook).

ESPETÁCULO TEATRAL O GATO DE BOTAS: SP 467 ANOS

Coordenação: Cia Teatral Condoreira

Segunda-feira, 25 de janeiro, das 11h às 12h

Atividade com exibição aberta sem a necessidade de inscrição.

Plataforma de exibição: Facebook das Oficinas Culturais .


DOBRADURA ARTÍSTICA: CRIANDO ANIMAIS DIVERTIDOS – SP 467 ANOSCoordenação: Belem e Belem Produções Artísticas.Segunda-feira, 25 de janeiro, das 12h às 13h30Plataforma de exibição: Zoom (somente para inscritos). Atividade com interação ao vivo e retransmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais (exibição aberta sem a necessidade de inscrição pelo Facebook).
Coordenação: Belem e Belem Produções Artísticas.
Segunda-feira, 25 de janeiro, das 12h às 13h30
Plataforma de exibição: Zoom (somente para inscritos). Atividade com interação ao vivo e retransmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais (exibição aberta sem a necessidade de inscrição pelo Facebook).

CONFECÇÃO DE “COLAR VIVO” – SP 467 ANOSCoordenação: Brenda Dias.Segunda-feira, 25 de janeiro, das 14h às 15h30Faixa Etária: maiores de 18 anos Plataforma de exibição: Zoom (somente para inscritos). Atividade com interação ao vivo e retransmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais (exibição aberta sem a necessidade de inscrição pelo Facebook).
Coordenação: Brenda Dias.
Segunda-feira, 25 de janeiro, das 14h às 15h30
Faixa Etária: maiores de 18 anos
Plataforma de exibição: Zoom (somente para inscritos). Atividade com interação ao vivo e retransmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais (exibição aberta sem a necessidade de inscrição pelo Facebook).

CLÁSSICOS DA JOVEM GUARDA: SHOW MUSICAL – SP 467 ANOS
Coordenação: Banda NB.
Segunda-feira, 25 de janeiro, das 15h às 16h30

Sem a necessidade de inscrição prévia.Plataforma: Transmissão através do Facebook das Oficinas Culturais.
Plataforma: Transmissão através do Facebook das Oficinas Culturais.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

PALAVRAS DE AFETOS: MÚSICAS E POESIAS DE AMOR À SÃO PAULODomingo, 24 de janeiro, das 19h às 20hFaixa Etária: maiores de 12 anos Participação: Aberta ao PúblicoPlataforma: YouTube
Domingo, 24 de janeiro, das 19h às 20h
Faixa Etária: maiores de 12 anos
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

A Oficina Cultural Juan Serrano realiza atividades voltadas para a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e abrangem diversas áreas como tecnologia, artes plásticas, teatro, literatura, música, fotografia, dança e circo, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.