57 mil osasquenses obtiveram emprego com carteira assinada em 2020

Do total, 1.034 conseguiram recolocação por meio do Portal do Trabalhador.

Em 2.020, 1.034 pessoas foram inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho em Osasco por causa de políticas públicas voltadas à capacitação de mão-de-obra e/ou captação de vagas desenvolvidas pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), por meio do Portal do Trabalhador. 

Os números correspondem somente à colocação feita pelo Portal do Trabalhador. No entanto, o número de contratados no município é maior, porque as empresas também fazem a contratação direta. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no ano passado 57.952 obtiveram registro em carteira de trabalho na cidade.  

Além da oferta de vagas, os técnicos do Portal analisam os perfis pedidos pelo empregador e montam grades de cursos que capacitam profissionais com a demanda mais apresentada.  

A SETRE também chama a atenção para o Recomeçar, programa social que já beneficiou mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a oportunidade de prestar serviço e ainda fazer curso de capacitação. Ao final de um período, essas pessoas saem com especialização em alguma área e são encaminhadas pelo próprio Portal do Trabalhador, quando possível, ao mercado formal de trabalho.  

Além da intermediação de mão-de-obra, o Portal, que tem três unidades em Osasco e atende a população mediante agendamento pela Central 156, também oferece os serviços de orientação para obtenção da CTPS Digital, inclusão e atualização do CadÚnico, pedido de Seguro Desemprego, Bolsa Família e Osasco Integra, que atende pessoas em situação de rua, pessoas egressas do sistema prisional, pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, jovens em acolhimento institucional, jovens em medida socioeducativa, mulheres em situação de violência doméstica, imigrantes e refugiados, população LGBTQI+ e pessoas pertences às comunidades tradicionais, como indígenas, ciganos e quilombolas.  

Se você faz parte desses públicos, poderá ser atendido/a no Portal do Trabalhador (unidades Centro, Norte e Sul) presencialmente. Na recepção do Portal do Trabalhador é só se identificar e solicitar uma senha para o Atendimento Geral – Projeto Osasco Integra.   

Caso prefira e necessite de mais informações, entre em contato com a equipe técnica do Projeto Osasco Integra antes de comparecer a uma unidade do Portal do Trabalhador. O atendimento em orientação profissional pela Psicologia acontece de forma remota e poderá ser agendado pelo número e whatsapp 94287-3442, das 8h às 13h30.  

Se preferir, envie um e-mail para: osascointegra.sdti@osasco.sp.gov.br, e informe seu nome e telefone que a equipe fará contato. 

Serviço: 

Portal do Trabalhador 

Unidades 

  • Centro: Rua Fiorino Beltramo, 300 
  • Sul: Avenida João de Andrade, 1.778 
  • Norte: Avenida Presidente Costa e Silva, 372 

Atendimento mediante agendamento pela Central 156 ou pelo telefone 3651-7080). 

Osasco Integra  

Serviço Social Centro:  whatsapp/celular 94287-4291, das 8h às 13h30. 

Serviço Social Norte: 3653-1137, das 8h às 13h30. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.