Osasco: 59 anos de desenvolvimento e de grandes conquistas

A cidade de Osasco chega hoje (19), aos seus 58 anos de emancipação político-administrativa.  Já na época de seu fundador Antônio Agu, imigrante italiano que no XIX investiu em propriedades e negócios na pequena vila da  cidade São Paulo que escolheu para viver, pois percebeu o futuro promissor das terras. Com a doação e construção da estação ferroviária, marco zero de Osasco, nome dado em homenagem à sua terra natal na Itália, Antônio Agu contribuiu ainda mais para o desenvolvimento local.

Osasco crescia tanto em todos os aspectos, que necessitava se tornar um município e não apenas um subdistrito da capital. Em 1953 foi realizado o primeiro plebiscito pela emancipação e o movimento emancipacionista começou sua grande luta. Finalmente, em 19 de fevereiro de 1962, o sonho tornou-se realidade com a vitória dos Autonomistas, grupo formado de homens e mulheres  que são importantes personagens da nossa história. 

O então recém-criado município paulista não parava mais de crescer e centenas de indústrias e comércios juntavam-se aos já existentes naquele período.  Em 1969, por exemplo, o Banco Bradesco, uma das maiores instituições financeiras da América Latina, inaugurou sua sede na conhecida Cidade de Deus, onde permanece até hoje.

Outros fatos históricos ocorridos em Osasco também foram marcantes no país, como a greve da Cobrasma, iniciada em julho de 1968, um ato que já era sinal de resistência contra o Regime Militar da época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.