Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda toma posse em Osasco

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, deu posse, na manhã de quarta-feira, 3/2, aos membros do Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda (CTER) para o mandato de dois anos. A solenidade foi fechada e contou com a participação de José Elias de Gois, presidente do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) e Sinecovel (Sindicato dos Empregados em Concessionárias de Veículos, Distribuidores de Motocicletas e Lojas de Automóveis Novos e Usados de Osasco e Região) e de outros poucos sindicalistas, por causa da difícil fase pela qual o país está passando em relação à pandemia causada pelo coronavírus, mas foi muito significativa.

“É emblemático que esse Conselho tome posse em um momento tão delicado, quando o país atinge a marca de 14 milhões de desempregados. Osasco já vem na contramão desse cenário negativo, e no ano passado, manteve equilíbrio entre demissões e admissões. Vamos trabalhar para que, em 2021, esse saldo seja positivo, com mais vagas de emprego na cidade e mais pessoas qualificadas para ocuparem essas vagas”, disse Gelso de Lima, conselheiro titular do CTER e secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.

Gelso aproveitou a oportunidade para falar sobre o quanto a SETRE está empenhada em ajudar o trabalhador na sua recolocação no mercado de trabalho formal. “Muitas vezes a gente tem a vaga, mas o perfil exigido pelo empregador não encaixa com o perfil do candidato. E parte disso pode ser resolvido se nós oferecermos qualificação profissional para o osasquense. Pensando nisso, além dos cursos já mantidos pela Secretaria, acabamos de fechar parceria para abrirmos mais 41 cursos que serão ministrados ao longo de 2021. Essa parceria foi fechada com o Senai e com o Senac, por meio do Sebrae, e beneficiará 6 mil pessoas”, destacou. Ele ainda falou da intenção de criar o passe para o desempregado, cuja ideia é ser concedido às pessoas que precisam do transporte público para tentar recolocação profissional.

O prefeito Rogério Lins, por sua vez, comentou sobre o momento difícil pelo qual o país está passando, mas ressaltou que Osasco tem condições de superar a crise. “Dar posse para um conselho é sempre um ato importante para a administração, que preza pela participação popular e da sociedade civil organizada, pois juntos podemos discutir o que a gente quer para a cidade. Como gestor público, estou enfrentando dois grandes desafios nesse momento de pandemia: proteger a vida e proteger o emprego das pessoas. Tenho certeza de que vamos avançar a passos largos nessa questão, e com toda a segurança possível. O momento é de muita discussão sobre a evolução da pandemia e isso afeta diretamente a economia e a geração de emprego e renda. Então o desafio é grande, mas com uma gestão responsável, vamos vencer. Nossa preocupação é com as pessoas, e é por isso que eu não vou medir esforços para que Osasco continue no bom cenário em que está. Hoje somos a 3ª melhor cidade para se investir no país e vou lutar para mantê-la nessa posição e até melhorá-la”, disse.

O Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda é composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, com a finalidade de gerir o Fundo Municipal do Trabalho de Osasco, o que ajudará na execução das ações e serviços de apoio técnico relacionados à empregabilidade na cidade.

Conselheiros:

Representante dos Trabalhadores:

Aldinei Ursulino Bezerra – Titular

José Roberto Silva dos Santos – Titular

Ana Maria Rapini Guilherme – Titular

Luciane Silva de Oliveira – Suplente

José Vianey Pereira – Suplente

Kelly Benedita Domingo – Suplente

Representantes dos Empregadores:

Lourdes Aparecida Antunes de Proença – Titular

Rafael Verneque Paes – Titluar

José Carlos Beraldo – Titular

Simone Aparecida Domingos Paz – Suplente

Nilson Tadeus Martins – Suplente

Denis de Carvalho Mello – Suplente

Representantes do Governo Municipal:

Gelso Aparecido de Lima – Titular

Adriana Cícera Schulttais – Titular

Queren Hapuque Borges Rodrigues – Titular

Rodrigo Mendes Pascoto – Suplente

Terezinha Rocha Santos de Moraes – Suplente

Douglas Delgado – Suplente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.