Osasquense supera obesidade e chega à Seleção Brasileira

A osasquense Luciana Paula, 37 anos, iniciou trajetória em corridas de rua em 2011 com o objetivo de emagrecer. Com o passar dos anos foi se destacando no montanhismo. 

A atleta disputa as chamadas Skyrunning, que são tipos de corridas de montanhas com terrenos bastante rústicos, com declives e aclives muito fortes chegando a inclinações maiores que 35°. 

“Essas corridas são bastante técnicas e difíceis exigindo muito dos atletas. Aqui no Brasil a entidade que administra esse tipo de corrida de montanha é a Skyrunning Brasil e ela é vinculada no mundo às federações de montanhismo”, explica Luciana. 

Em 2016 a osasquense participou da sua primeira corrida, o Circuito das Serras, em São Paulo, e disputou três etapas, percorrendo as distâncias consideradas curtas de 10 a 13 km, e ganhou três medalhas de ouro. 

Dali em diante começou a disputar as principais corridas de montanhas do Brasil. Em 2017 participou de 10 corridas de montanhismo e obteve nove ouros e uma prata.  

Além da prova de montanha considerada a mais importante do Brasil, a Indomit Pedra do Baú, confirmando sua façanha em 2018, garantiu o bicampeonato e o recorde da prova com o melhor tempo nos 21 km, que até hoje não foi superado. 

E finalmente em 2019 participou da seletiva para a Seleção Brasileira de Skyrunning (Montanhismo mais extremo) e disputou três provas. Ficou com o bronze na La Mission (35km), 4º lugar no KTR Campos de Jordão (42 km) e 5º lugar no Indomit Pedra do Baú (50Km). 

Com todos esses resultados, foi convocada para representar a Seleção Brasileira de Montanhismo (Skyrunning) no Campeonato Mundial de Seleções, que será disputado em julho de 2021 na cidade de Vall de Boi, na Espanha. Ela integra a equipe de atletas da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel), da Prefeitura de Osasco, contemplada pelo bolsa atleta. 

“Eu iniciei nas corridas para emagrecer, pois sofria com a obesidade. Cheguei a pesar 85 kg. Com as corridas, emagreci e me apaixonei por esse esporte maravilhoso. É um orgulho enorme competir representando Osasco. Fico muito emocionada e feliz por ter alcançado esse sonho de poder defender a bandeira e as cores de minha cidade, onde nasci, cresci e vivo até hoje. Espero que até julho tenha acabado a pandemia e eu possa disputar a prova na Espanha”.  

“A atleta merece todo nosso reconhecimento, pois superou um problema de saúde e hoje é atleta de ponta do montanhismo. Trouxe várias medalhas para Osasco”, disse o secretário Rodolfo Rodrigues Cara. 

Confira os resultados da atleta: 

2016 Circuito das Serras 

Campeã da Etapa Morro do Saboó – São Roque (12 km) 

Campeã da Etapa Caminhos do Mar – Estrada Velha de Santos (12 km) 

Campeã da Etapa Parque Estadual do Juquery (12 km) 

2017 Corridas de Montanhas do Brasil 

Campeã da Corrida O Rei da Montanha 14 km – Mogi das Cruzes – Sabaúna 

Campeã da Corrida A Rainha da Montanha 7 km – Mogi das Cruzes 

Campeã do Circuito Ladeiras Trail nas seguintes etapas: Ubatuba, Suzano, Guararema e Mairiporã, todas 21 km 

2017 Circuito KTR SERIES 

Campeã do KTR Series Etapa Campos de Jordão (21 km) 

Vice-campeã KTR Series Etapa Serra Fina/Passa Quatro (MG, 21 km) 

Campeã KTR Series Etapa Itamonte (MG, 21 km) 

Quarta colocada KTR Series Etapa Ilha Bela/SP (21 km) 

2017 / 2018 Indomit Pedra do Baú 

Campeã em 2017 e 2018. É atualmente recordista com o tempo nos 21 km 

2019 seletiva para a Seleção Brasileira de Skyrunning (Montanhismo mais extremo) 

KTR Campos de Jordão (42 km) – 4º lugar 

Indomit Pedra do Baú 50 km – 5º lugar 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.