Centro de Referência da Mulher realiza 1.100 atendimentos por mês

Centro de diagnóstico da Prefeitura funciona com serviços de saúde e atendimento psicológico a gestantes de alto risco e vítimas de violência

A Prefeitura de Itapevi oferece às mulheres itapevienses os serviços do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), que atua como um centro de diagnóstico com serviços de saúde e atendimento psicológico a gestantes de alto risco e vítimas de violência. A unidade realiza, em média, cerca de 1.100 atendimentos mensais.

No espaço, localizado na Av. José Michelotti, 194, Cidade Saúde, são realizadas cerca de 350 consultas de pré-natal, 40 consultas ginecológicas e de planejamento familiar e cerca de 80 coletas de exames biológicos, mensalmente.

O CRSM também realiza cerca de 550 exames mensais de ultrassonografia obstétrico simples e com doppler, dos rins e vias urinárias, abdômen, mamas, tireoide e transvaginal.

No Centro ainda são realizadas cerca de 50 consultas com psicólogos e 50 com nutricionistas, além de 15 colocações de DIU (dispositivo intrauterino). No CRSM também é possível fazer os procedimentos de laqueadura e vasectomia, mas estes serviços estão, temporariamente, suspensos por conta da pandemia. Como as tradicionais palestras de orientação realizadas regularmente foram canceladas há um ano devido a Covid.

Os atendimentos no CRSM são realizados por encaminhamentos médicos, das unidades básicas de saúde (pré-natal) e os exames são agendados pela Secretaria de Saúde, já o planejamento familiar é realizado por demanda espontânea, direto na unidade.

Sorriso Mulher

Em 2018, a Prefeitura inaugurou no Centro de Referência, o Sorriso Mulher, serviço de saúde odontológica preventiva que prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência. O espaço também realiza exames pré-natais odontológicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em que podemos lhe ajudar?