PSB de Osasco debate pandemia

Um debate sobre o impacto da pandemia da Covid 19 na rede de saúde foi realizado neste último dia 27 de abril. O encontro online foi promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM/SP) e pelo PSB de Osasco e Região Oeste da Grande São Paulo. O evento foi transmitido pela plataforma Zoom e teve a participação do professor Mário Luiz Guide, presidente da FJM em São Paulo e diretor executivo da FJM nacional e de Márcio França, atual presidente nacional da FJM, presidente estadual do PSB/SP e ex-governador de São Paulo. Foram convidados o enfermeiro e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Gelson Albuquerque, e o médico dr. Evilásio Farias, que já foi deputado federal e prefeito de Taboão da Serra por dois mandatos. Também participaram a presidente do PSB de Osasco, professora Tereza, e o vereador Julião, do PSB da cidade.

Márcio França iniciou o debate destacando que com a pandemia, todo o Brasil percebeu a importância do SUS, da Saúde universal e das garantias desses direitos para a população do país. “A crise sanitária também nos mostrou como a rede de saúde privada é frágil. Não é possível criarmos ilhas de prosperidade no meio de um oceano de gente com necessidades. Precisamos garantir saúde de qualidade para todos, e o instrumento para isso nós já criamos há muitos anos, que é o SUS. O sistema demonstrou que, mesmo com suas deficiências, tem a capacidade de atender a todos os brasileiros”, concluiu o presidente da Fundação João Mangabeira.

O professor Mário Luiz Guide, vereador pelo PSB de Osasco e um dos organizadores do evento, falou sobre os impressionantes números de mortos e infectados no Brasil. “Os últimos dados mostram que estamos próximos dos 150 milhões de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus no mundo e no Brasil nos aproximamos dos 15 milhões de infectados. Apesar de sermos 3% da população do planeta, chegamos a 10% de pessoas que contraíram covid-19 em números mundiais”, explicou Guide. “Em número de mortes, temos 11% de óbitos do mundo inteiro”, completou.

“Agora imagine se você conduz um ônibus com 40 pessoas e de forma irresponsável é provocado um acidente que leva à morte os 40 passageiros. Alguém será responsabilizado, com certeza. Logo, nesse grande ônibus chamado Brasil, onde já morreram 400 mil pessoas, ninguém será investigado, responsabilizado e condenado, nem que seja no Tribunal de Haia?”, questionou o Dr. Evilásio Farias, médico que já foi deputado federal e prefeito de Taboão da Serra por dois mandatos.

O enfermeiro e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Gelson Albuquerque, apontou que as medidas de contenção e controle da crise sanitária no país não foram suficientes, e no mundo tivemos exemplos de que é possível conter e controlar a pandemia. “Hoje ouvimos dizer que estamos com a curva estável, mas estável em quanto? É estável ter 1300 mortos ao dia somente em São Paulo? Isso não é normal, não é estabilidade com esses números, nossa curva está no alto”, afirmou Albuquerque, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) e é especialista em direção hospitalar e sistemas de saúde.

O vereador Julião, do PSB de Osasco, lembrou que em todos os meios de comunicação só se fala na prioridade da Saúde, e salientou que em durante as sessões da Câmara de Osasco esse tema sempre é levantado, visando que o poder público encontre caminhos para solucionar o problema o mais rápido possível. “Não há tempo para que deixemos de nos dedicar e enfrentar a pandemia em todas as esferas de poder”, declarou o vereador.

A presidente do PSB de Osasco, professora Tereza, informou que foi o segundo encontro do ano e registrou o primeiro, realizado no dia 23 de março, que também teve a participação do presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França. “Temos a tradição de fazer encontros no início do ano para a formação de nossos militantes e promover momentos de reflexão”.

Mário Guide também ressaltou que esta série de encontros tem como objetivo acompanhar e estimular o debate de Autorreforma do PSB, um projeto nacional de desenvolvimento, com amplo processo de debate sobre os novos desafios do partido e propostas concretas e inovadoras para levar ao país mudanças estruturais nas áreas econômica, social, política e ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.