Barueri cria Centro pós-Covid para tratamento integral de sequelas da doença

A Prefeitura de Barueri dá mais um passo importante no combate à Covid-19. Nos próximos dias começa a funcionar na Arena Barueri o Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19. Trata-se de um espaço que, em conjunto com o Centro de Saúde Funcional, ambos ligados à Secretaria de Saúde, oferecerá tratamento e reabilitação de pacientes vítimas do coronavírus.

O funcionamento no Centro será baseado em três pilares de atendimento: 1) aquele em decorrência das sequelas da doença;  2) os decorrentes do próprio tratamento, como perda de massa muscular, por exemplo; e 3) de sequelas emocionais ocasionadas pelo longo tempo de internação.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica à Saúde, Claudinei Alves Rodrigues, os pacientes já são assistidos e monitorados pela rede municipal, contudo, o número de doentes e as sequelas pós-Covid “exigem uma abordagem ampliada e multidisciplinar para complementar a linha de atenção aos pacientes”, destacou o coordenador.

Ainda segundo Rodrigues, sob essa perspectiva, a criação de um centro multiprofissional poderá atender os paciente de maneira integral. Os objetivos desse tipo de tratamento são:

  1. Redução do tempo de busca por assistência;
  2. Suporte para marcação de consultas e exames;
  3. Promoção de reabilitação física, cognitiva e psicossocial;
  4. Integralidade do cuidado.

A equipe multidisciplinar de profissionais será composta por médico clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, fisiatra, nutricionista, psiquiatra, educador físico e assistente social.

Projeto Terapêutico Singular
O procedimento no tratamento no Centro Pós-Covid se dará através do PTS (Projeto Terapêutico Singular).  O paciente que passou por internação será encaminhado para o Centro de Atenção Multiprofissional para uma avaliação global, em que são identificadas eventuais sequelas, por meio de instrumentos específicos para capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas, entre outras.

Os casos atendidos pelas UBSs farão uma teleconsulta pós-covid para avaliação e encaminhamento necessários. Os pacientes com alta hospitalar e do PS, farão avaliação global no Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19, onde será definido seu PTS e encaminhamentos às especialidades pertinentes, se necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.