Câmara de Osasco adota uso de tablets e votação digital

A Câmara Municipal de Osasco entrou na era digital e passou a dotar o uso de um sistema eletrônico de votação de projetos. Os vereadores passaram a utilizar tablets com reconhecimento facial. A novidade foi testada durante a sessão ordinária desta terça-feira (18).

De acordo com os técnicos responsáveis pela implantação da nova tecnologia, os benefícios da utilização dos tablets são diversos. Além de registrar a presença dos parlamentares, quando eles acessam o sistema por meio do reconhecimento facial, o equipamento servirá ainda como instrumento facilitador na hora da votação.

O resultado das discussões, a partir de agora, aparecem automaticamente no telão do plenário, com cores verde para quem votar sim e vermelho para quem for contrário à proposta votada. Cada vereador utilizará um tablet disponibilizado antes do início de cada sessão legislativa. Para saber usar a nova tecnologia, todos os parlamentares participaram de um treinamento promovido por técnicos que implantaram o sistema na Casa.

Modernização
Para o presidente do Legislativo osasquense, vereador Ribamar Silva (PSD), a Câmara precisa estar sempre em processo de modernização. “Nosso esforço é para que a Câmara de uma das cidades mais importantes do país busque sempre se modernizar. Osasco é uma cidade moderna. Se tornou nos últimos anos um verdadeiro polo tecnológico nacional. O que nos dá muito orgulho. Essas novas tecnologias simplificarão o processo de votação, com agilidade e segurança. Além de garantir mais transparência e sustentabilidade”, defendeu o parlamentar.


Menos papel
Outra grande vantagem desta tecnologia é o controle digital da documentação legislativa. As novas ferramentas digitais serão usadas na automação dos processos e na diminuição do uso do papel, uma vez que projetos, leis e requerimentos estarão todos digitalizados. Segundo o diretor de Assuntos Legislativos e Documentação, Terci Bueno, em breve todos os requerimentos externos também serão de forma digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.