Prefeitura de Carapicuíba inicia vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 45 anos

A Prefeitura de Carapicuíba inicia nesta sexta-feira (21), das 8 às 17 horas, a vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com idade entre 45 e 49 anos. Desde sexta-feira (14), estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com idade entre 50 e 54 anos. O município já aplicou mais de 92 mil doses.

Também estão sendo vacinadas pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos, motoristas de ônibus e cobradores, metroviários, ferroviários, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos.

A campanha de imunização está sendo realizada em dois polos. No Ginásio Ayrton Senna são vacinados os idosos que chegarem a pé. Já no Estádio do Niterói, a vacinação acontece no sistema drive-thru (dentro do carro). Os locais realizam a aplicação da 1ª e 2ª dose de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, aos sábados das 8 às 13 horas.

Os documentos necessários são: RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades a partir de 45 anos também devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas (de até 9 meses), relatório médico ou prescrição médica. Já as pessoas com deficiência permanente (BPC) a partir de 45 anos também devem apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, apresentando dificuldades ao locomover-se, serão vacinados em casa. Para esse serviço, caso o idoso não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura, o familiar deve realizar cadastro na UBS mais próxima de sua residência.

Fique atento

Pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), imunossuprimidos, doenças reumáticas e pacientes com HIV devem apresentar uma prescrição médica autorizando receberem a vacina. É importante conversar com o médico antes de comparecer no local de vacinação.

Saiba quais são as comorbidades

Confira a lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca;

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndrome coronariana;

Valvopatias;

Miocardiopatias e pericardopatias;

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênitas no adulto;

Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados;

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente;

Hipertensão artéria estágio 3;

Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Cirrose hepática;

Portadores do vírus HIV.

Vacina já

O Governo do Estado lançou o site “Vacina Já” www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a vacinação contra a covid-19. Nele, as pessoas podem fazer um pré-cadastro, mas vale a pena ressaltar que não é um agendamento. O preenchimento não é obrigatório, porém facilita o atendimento na hora da vacinação para evitar aglomerações.

Vacina contra a fome

Para potencializar as ações que auxiliam quem mais precisa, é necessário unir forças. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou um termo de adesão junto ao Governo do Estado de São Paulo para a campanha “Vacina Contra a Fome”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A ação tem como objetivo beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, buscando garantir a segurança alimentar durante a pandemia do coronavírus, por meio de arrecadação de alimentos não perecíveis, como: macarrão, arroz, feijão, leite em pó, café, óleo, sal, açúcar e molho de tomate. Quem for se vacinar pode doar 1kg de alimento em um dos polos de vacinação.

Serviço

Vacinação contra covid-19

Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com idade entre 45 e 49 anos

Local: Ginásio Ayrton Senna (vacinação de idosos a pé)

Endereço: Av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas / sábado das 8 às 13 horas

Local: Estádio do Niterói (vacinação no sistema drive-thru – dentro do carro)

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas / sábado das 8 às 13 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.