Secretaria de Educação de Jandira amplia atendimentos às crianças da educação inclusiva na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, estende o suporte de atendimento no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) para as famílias no âmbito psicossocial. A coordenação tem aproveitado as plataformas digitais, neste momento,  para assistir com melhor qualidade as crianças que fazem parte do programa, bem como, estender esse suporte às famílias. O NEI, conta com um grupo multidisciplinar educacional, a equipe inclui uma coordenadora de educação inclusiva, uma psicóloga escolar e uma fonoaudióloga escolar.       

O núcleo também conta com uma assessora de suporte educacional e um assistente administrativo, voltada para o atendimento às famílias. Neste primeiro trimestre, a coordenação fez parcerias importantes com a Secretaria de Ação Social, com o  objetivo de integrar o acompanhamento às crianças portadoras de necessidades especiais na rede municipal, para um acompanhamento domiciliar com a participação das famílias, que é realizado por uma  assistente social, com formação em Psicopedagogia. São realizadas  atividades lúdicas junto com as famílias para  o desenvolvimento cognitivo e psicológico dessas crianças, além do acompanhamento social.  

Parceria firmada também com a Tenda da Solidariedade, que fará atendimento individual aos alunos com Deficiência Intelectual com um grupo de alunos formandos em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade FGP.  O trabalho está sendo mantido junto a APAE de Jandira,  recebendo os atendimentos das profissionais e técnicas no acompanhamento da vida escolar, onde são observados o desenvolvimento da criança e orientando nos possíveis encaminhamentos a serem realizados na área da saúde, para o atendimento com a neuropediatra, psiquiatra Infantil, terapeuta ocupacional e Psicólogo para as crianças da rede municipal. 

O núcleo de Educação Inclusiva, está acompanhando os atendimentos médicos  dos alunos do núcleo, mensalmente em cooperação com a Secretaria de Saúde, fazendo o controle de receituários e exames em geral, uma tentativa de colaborar de maneira efetiva na assistência às famílias. Participando na dinâmica do convívio das crianças com o núcleo familiar, abordando as questões como o preconceito e discriminação intelectual e social, que tanto os pais como as crianças enfrentam em suas rotinas.

O principal objetivo, do NEI, é seguir os parâmetros da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, desta forma assegurando a inclusão escolar de alunos com Deficiência, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Altas Habilidades (superdotação), garantindo acesso ao ensino regular com participação e aprendizagem. Esse acesso é realizado através da oferta do atendimento educacional especializado, desde da creche ao ensino médio, com profissionais capacitados, e os professores que atende no turno e contraturno do programa.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.