Cultura de Barueri e Pontos MIS oferecem oficina de Introdução à Linguagem do Roteiro Audiovisual
E a parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o MIS (Museu da Imagem e do Som) oferece uma série de ações artísticas gratuitas para os munícipes, além do Bate-papo MIS, que são sessões de cinema em casa seguidas de um bate-papo envolvendo diretores, produtores e atores do filme. Agora estão sendo oferecidas oficinas.
De 24 a 28 de maio o Pontos MIS oferecerá a oficina de Introdução à Linguagem do Roteiro Audiovisual, ao vivo pela plataforma Zoom. Cada cidade pode inscrever até 20 participantes, que podem escolher o dia da semana em que assistirão à aula, que tem duração de duas horas.
Esta edição, ministrada por Daniela Smith, oferece um panorama sobre a linguagem do roteiro cinematográfico e aborda noções técnicas sobre o processo de criação do roteiro, desde o surgimento da ideia até a formatação final, permitindo compreender as etapas que envolvem a escritura de um roteiro audiovisual. O objetivo é promover o exercício da imaginação, oferecendo ao grupo ferramentas teóricas e técnicas que impulsionem e alicercem a criação e a produção de roteiros audiovisuais.
As inscrições serão via plataforma da Sympla, a data limite para inscrição será sempre às 12h do dia da oficina. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno pelo e-mail cadastrado na inscrição, assim como o certificado. Não terá limite de vagas por dia, porém o limite de 20 vagas por semana para cada cidade. As vagas só poderão ser preenchidas pelos munícipes das cidades parceiras do Pontos MIS.
Sobre a professora
Daniela Smith é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, orientada por Cecilia Almeida Salles. Investiga os processos e procedimentos criativos e comunicacionais relacionados à criação da dramaturgia cinematográfica e teatral. É graduada em Letras (Francês/Português) pela USP. Possui experiência profissional como atriz, dramaturga, roteirista, diretora e educadora nas áreas de Cinema e Teatro, assim como em Criação de Textos.
Daniela concebeu e dirigiu o documentário “A Margem do Rio”, que participou de diversas mostras no Brasil (premiado como melhor filme pelo júri popular no III Festival Guaçuano de Cinema). Realizou a pesquisa do roteiro do longa metragem “Chega de Saudade”, dirigido por Laís Bodanzky, e foi assistente da diretora durante as filmagens. Foi avaliadora de textos teatrais do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, projeto conjunto com o British Council. No teatro, tem três encenados, dois deles na Espanha.
Confira os links para inscrição