Carmônio quer macas para obesos em UBSs e ambulâncias

Vereador de Osasco aponta necessidade de aquisição dos equipamentos para melhorar o atendimento oferecido as pessoas obesas que utilizam a rede municipal de saúde

Vereador de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos) apresentou à Câmara Municipal duas indicações para melhorar o atendimento oferecido as pessoas obesas na rede municipal de saúde. O parlamentar aponta a necessidade de aquisição de cadeiras de rodas e macas adaptadas às demandas de obesos, facilitando a locomoção pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e transporte nas ambulâncias utilizadas na cidade.

Nas Indicações 3000 e 3616, o parlamentar reforça que a obesidade é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e considera “contraditório” que as pessoas tenham limitado o direito ao acesso ao atendimento médico justamente pelo problema de saúde que enfrentam. Para Carmônio, muitas pessoas encontram obstáculos para procurar suporte médico pela dificuldade de transporte e locomoção.

“É preciso tratar com cuidado e respeito as pessoas obesas que, entre outras dificuldades, têm sérios problemas de locomoção que impedem, muitas vezes, a busca por um tratamento adequado. Cabe ao poder púbico oferecer soluções que proporcionem melhor estrutura para receber, acolher e cuidar de quem sofre com a obesidade”, afirmou o vereador.

O objetivo de Carmônio é que todas as UBSs tenham cadeiras de rodas e macas em número suficiente para atender a população obesa. Ele também pede que 10% das ambulâncias utilizadas no município contem com macas para o transporte de obesos.

“Conversando com especialistas e, principalmente, pessoas que sofrem com esta doença, percebi que as cadeiras de rodas, por si só, não são suficientes. É preciso que o poder público ofereça, também, em suas UBSs, macas em condições de atender às necessidades dos obesos. E vou além: peço ainda que 10% da frota de nossa ambulância sejam equipadas com macas para transporte de pessoas obesas. Assim, essa população será atendida de forma digna, tendo garantido seu direito de acesso à saúde”, finalizou Carmônio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.