Em Jandira: Equipe de Judô treina com bonecos para evitar contato físico entre atletas infantis

A Prefeitura de Jandira, por meio da Diretoria de Esporte, Lazer e Recreação, retornou os treinos presenciais da Equipe de Judô da cidade. Os atletas de judô, credenciados pela Federação Paulista de Judô (FPJ) estão treinando com bonecos em material sintético para evitar o contato direto entre os judocas. A iniciativa é mais uma estratégia de defesa dos praticantes da modalidade contra um adversário invisível, o coronavírus.    

As aulas são realizadas no Complexo Esportivo Edilson Costa de Souza (Mestre Didi), na Área de Lazer do Trabalhador (Tablado). Ressalta-se que todos os envolvidos seguem os protocolos da Organização Mundial da Saúde, contra a Covid-19. Durante os treinos são oferecidos aos atletas álcool em gel para higienização das mãos, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. 

Para manter o distanciamento físico e evitar aglomerações, o grupo é reduzido a apenas os atletas que participam de competições pela Federação Paulista de Judô, com o objetivo de evitar perda no rendimento. 

Segundo o sensei, Felipe Ishimaru, que é responsável pelos treinos, os bonecos estão sendo utilizados apenas na categoria infantil, do sub-9 ao sub-15:

“As crianças não têm os mesmos cuidados que os adultos, por isso, evitamos o contato físico direto”, explicou o sensei. 

Os bonecos são de material sintético, na cor preta, resistentes e específicos para treinamentos de judô, que inclui a simulação de luta (Randori), entrada de golpes (Uti Komi) e a entrada de golpe derrubando (Nague Ai). “A recomendação é utilizar os bonecos até que toda população esteja imunizada”, afirmou Ishimaru. 

O judoca faixa amarela,Thiago Pereira, de 10 anos, aprovou o novo estilo de aula. “É legal treinar com os bonecos. Dá para aplicar todos os golpes”, garantiu o pequeno atleta, que estava no treino acompanhado dos pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.