Prefeitura de Jandira divulga indicadores de segurança pública do primeiro semestre de 2021

Prefeitura de Jandira divulga indicadores de segurança pública do primeiro semestre de 2021

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), divulga balanço sobre os principais indicadores das ações de segurança pública no município.

O relatório apresentou um total de 9766 (nove mil setecentos e sessenta e seis) ocorrências atendidas. Estes atendimentos foram divididos nas seguintes categorias: Ocorrências Ambientais; Guardiã Maria da Penha; Guarda Escolar; Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM) e GCM +. 

 Na categoria “Ocorrências Ambientais”, que são aquelas relacionadas ao atendimento de ocorrências sobre crimes ou infrações ambientais, foi registrado o atendimento de 167 ocorrências.

 No tocante ao auxílio às vítimas de violência doméstica, no primeiro semestre, a Guardiã Maria da Penha atendeu 226 ocorrências, que foram divididas entre as rondas realizadas e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em apoio ao Poder Judiciário. Ainda nesta categoria, é importante ressaltar que houve o fortalecimento da Guardiã Maria da Penha e toda a rede de apoio às mulheres que sofreram algum tipo de violência, que inclui o Programa Mão Amiga da Diretoria da Mulher, os cursos de capacitação para recolocação profissional, entre outras ações.

O primeiro semestre também marcou o retorno da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que trata-se de uma equipe tática utilizada em ações que exijam um tratamento especializado. A ROMU  finalizou o período contabilizando o atendimento de 289 ocorrências.

Já as equipes do patrulhamento com motocicletas, a ROM, teve uma atuação de grande destaque neste primeiro semestre de 2021. A agilidade no atendimento de ocorrências rendeu à equipe o número expressivo de 638 ocorrências atendidas.

O Programa GCM +, que foi criado no mês de Abril para o auxílio aos munícipes no registro do Boletim Eletrônico, realizou o registro de 39 ocorrências, dentre elas, os casos de perda, roubo e furto de documentos,  furto e roubo de veículos, violência doméstica, perseguição, ameaça, calúnia, lesão corporal leve, entre outros.   

O período também foi marcado pela atuação conjunta entre as forças policiais com atuação na cidade, com destaque para a operação realizada no dia 24 de Fevereiro, que teve a participação da GCM de Jandira, Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar, que disponibilizou um grande efetivo de policiais e viaturas advindas dos Batalhões de Itapevi, Barueri e Santana do Parnaíba, além do uso do helicóptero Águia.

Por fim destacamos os dados da Guarda Escolar, que efetuou o atendimento 113 ocorrências em escolas e imediações.

Importante ressaltar que, quando se trata de segurança pública, o objetivo principal é a diminuição do número de ocorrências. Assim, a GCM priorizará as ações de prevenção ao crime para que haja o aumento da sensação de segurança da população por parte da população.

Prefeitura de Jandira divulga mais um resultado do investimento em cultura na cidade

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta os primeiros resultados do investimento em cultura realizado em 2021. Um dos projetos contemplados  pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Jandira 2021, foi o   projeto “Mãe Natureza – Colocando o lixo no lixo com arte”, que integra ações com a participação e apoio das secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente da cidade de Jandira.

O projeto tem como função despertar a consciência para a defesa e preservação do meio ambiente, partindo da pauta “Lixo no Lixo” que busca trazer o entendimento sobre educação e conscientização dos moradores sobre a destinação correta, e não simplesmente do descarte na natureza, criando uma consciência que todos fazem parte da solução. O projeto também destaca a comunicação visual, usando a arte do grafite para que possamos ressignificar a natureza e, com isso, entender os desafios da preservação ambiental. O grafite no muro foi desenvolvido pelo artista Adilson, que ouvindo os participantes do projeto e ideias, chegou a brilhante obra.

Em parceria com a Secretária da Educação de Jandira, a escola EMEB Antônio de Oliveira, localizada no Jardim Belmont , foi selecionada para participar do projeto e recebeu em seu muro externo uma obra de arte em grafite, que retrata a natureza ideal e a realidade que vivemos com a poluição, lixo e degradação da natureza. O projeto também têm ações programadas no Parque Ecológico Pedra Bonita, em Jandira, que se iniciarão neste mês. O projeto divulgará as ações e datas em suas redes sociais e estará aberto à participação da comunidade de forma voluntária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.