Osasco implementa projeto de Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos

Na perspectiva de atender às necessidades na orientação profissional dos estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização (MOVA), a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Fênix, lançou na sexta-feira, 20/8, o projeto EJAPRO, cujo objetivo é integrar a educação dos alunos com a qualificação profissional. O evento aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, onde reuniram-se docentes, educandos, secretários, vereadores e diretores de ensino. 

O projeto EJAPRO oferece cursos de artes, alimentação e saúde, inclusão digital, construção civil, jardinagem e horta, entre outros, com duração semestral. Os estudantes têm autonomia na escolha do curso e a opção é feita, coletivamente, pelos alunos de cada sala de aula. 

Os professores da EJAPRO passam por formações pedagógicas para desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem atuação voltada de forma mais adequada ao estudante trabalhador. Todas as orientações técnicas são realizadas por profissionais qualificados.  

A EJA requer que o professor tenha uma visão ampla, a fim de desenvolver a integração e o conhecimento a partir da diversidade cultural e da heterogeneidade dos adultos com os quais atua. Durante as aulas, os docentes valorizam o conhecimento que cada educando traz consigo. 

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, pontuou que o governo do prefeito Rogério Lins desenvolve ações que elevam o aprendizado para além da sala de aula. “Resultado desse trabalho destaca Osasco o município como uma das cidades com melhores práticas educativas na educação de jovens e adultos no Brasil. Esta é mais uma conquista e experiência de sucesso que a educação municipal alcançou para garantia de políticas públicas e uma educação de qualidade”, completou. 

A EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. O curso corresponde ao 1º segmento do ensino fundamental (1ª à 4ª série) e pode ser completado em três anos. O projeto beneficiará cerca de 1.806 educandos matriculados em 25 unidades educacionais e 12 núcleos de MOVA. 

Segundo a supervisora de ensino, Rutiléia Antunes, os cursos do projeto EJAPRO são semestrais e, ao longo de um ano, o educando pode fazer até dois módulos, sendo um por semestre. “Os cursos integram a grade curricular. Além disso, as aulas de alfabetização juntamente aos cursos acontecem simultaneamente nas unidades educacionais, onde professores e técnicos responsáveis pela aplicação atuam juntos em sala de aula”, finaliza. 

Também participaram do evento, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, os vereadores Ana Paula Rossi e Délbio Teruel; o secretário adjunto da Educação, José Toste Borges; a secretária executiva da Infância e Juventude, Vitória Silvestre; o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Rodolfo Rodrigues Cara; o secretário adjunto de Emprego, Trabalho e Renda, Rodrigo Gansinho, e Rubens de Souza, presidente da Fênix.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.