Legislativo osasquense repudia fala de ministro da Educação

Para vereadores opiniões de Milton Ribeiro são excludentes

Recentemente o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que parte das crianças com deficiência que estudam em escolas públicas têm um grau de deficiência que impossibilita a convivência com outros alunos, antes havia dito que deficientes “atrapalhavam” o desenvolvimento das atividades dentro da sala de aula.

A opinião gerou repúdio de educadores, especialistas e também dos vereadores osasquenses. Na sessão ordinária da última terça-feira (24), o Legislativo aprovou por unanimidade a moção de repúdio ao ministro da Educação por suas declarações, proposta por Juliana da AtivOz (PSOL).

“Não devemos deixar passar essa afirmação de que algumas crianças com deficiência são de impossível convivência. Dói, enquanto gestora de educação, enquanto mãe. Educação pública de qualidade é inclusiva também”, disse a parlamentar.

Para Juliana quando o ministro diz que criança com deficiência tumultua o espaço, ele exclui. Ainda segundo a vereadora, as recentes falas do chefe da pasta da Educação apontam um regresso em conquistas na área. “A gente sabe que dá para fazer essa inclusão. A rede de proteção e a escola têm um papel fundamental para essas crianças”.

Emerson Osasco mostrou indignação com a postura do ministro. “Lamentável. Muitas das falas são excludentes; ele já falou que a universidade não é para todos. É necessário que façamos uma análise desse perfil; ele é uma pessoa sem conhecimento técnico para estar lá”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.