Hospital Municipal de Barueri celebra o Agosto Dourado com gestantes e puérperas da unidade

Mês de incentivo ao aleitamento materno tem como tema a proteção da amamentação

Na manhã desta quinta-feira (26/8), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, promoveu um encontro entre as mães da maternidade, do berçário, da pediatria e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a equipe assistencial desses setores para celebrar o Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação. 

Com objetivo de abordar o tema proposto para este ano, “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, a coordenação do Banco de Leite do HMB organizou uma manhã de palestras. “Nos dias atuais, tudo é industrializado e sempre todos estão com pressa, por isso algumas mães optam por ofertar fórmula ou até mesmo leite de vaca. E isso traz prejuízos para a saúde da criança. Então, o objetivo de proporcionar este encontro é oferecer segurança e empoderamento para que as mães consigam desenvolver e manter o aleitamento materno. Como hospital, nós fazemos parte da rede de apoio, para contribuir e tornar esse processo mais tranquilo, mesmo sabendo que não é fácil, acreditamos que é possível com ajuda, suporte e estímulo”, comentou Vanessa Barbosa, responsável técnica pelo Banco de Leite. 

O primeiro assunto, abordado pela pediatra Mariana Carvalho, foi sobre os benefícios do leite e técnicas de amamentação. Com explicação sobre a composição do leite, com vitaminas, proteínas e gorduras, a médica reforçou que o leite humano é o alimento nutricional mais completo para o recém-nascido e que, portanto, deve ser oferecido em livre demanda até os seis meses de idade. Esse vínculo entre a mãe e o bebê, além do elo emocional, ainda diminui a possibilidade de infecções e o desenvolvimento de obesidade. Durante a palestra, também foram apresentadas, com imagens ilustrativas, as posições para aleitar, como tradicional, invertida, deitada, entre outras. 

Na sequência, Aline Vasco, enfermeira obstetra e neonatal, falou acerca da importância da rede de apoio para o sucesso da amamentação. Após esclarecer que rede de apoio é um conjunto de pessoas que auxiliam a mãe com práticas que incentivam e facilitam o processo de aleitamento, como oferecer atenção e ajuda e dividir as tarefas domésticas, a enfermeira também deu dicas de comentários e atitudes que devem ser evitadas, por exemplo, falar sobre a qualidade e a quantidade do leite oferecido e fazer visitas demoradas. 

O encerramento foi conduzido pela nutricionista Carina Lima, que explicou como a alimentação materna influencia na amamentação e destacou a necessidade de uma dieta equilibrada com opções de todos os grupos alimentares, especialmente em relação ao consumo de alimentos com fonte de cálcio e de uma maior ingestão de líquidos. 

Para tornar a celebração mais aconchegante, o Espaço de Eventos recebeu decoração com bexigas e flores douradas, foi montado um painel de fotos dos bebês que nasceram ou fazem tratamento no HMB e as mamães receberam um bombom dourado como lembrança da programação. É importante destacar que o evento foi promovido para pacientes e acompanhantes que já estão na unidade e que todos os participantes usaram máscaras, para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.