Barueri é mais uma vez a primeira colocada em Economia no ranking nacional da Smart Cities

Barueri é uma das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e ainda ficou em primeiro lugar, pelo quarto ano, na categoria Economia do prêmio Connected Smart Cities & Mobility 2021. 

A premiação aconteceu na quarta-feira (dia 1º de setembro) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Receberam o prêmio o secretário de Comunicação, Thazio Gomiero, e o administrador do Centro de Inovação e Tecnologia (Cit), Jonatas Randal. 

Para o secretário de Finanças, Gustavo César, o prêmio recebido é fruto da visão estratégica e transparente da Administração, tendo à sua frente a forte liderança do chefe do Executivo, comprometido com uma gestão eficiente e direta no atendimento à população. 

“O atendimento personalíssimo a todos os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, através de instrumentos como o Plantão Fiscal, para orientação e solução de dúvidas, assim como a própria política tributária adotada, que beneficia a grande maioria das empresas com alíquota mínima de 2% de ISSQN (imposto sobre serviços), certamente se constituem fatores importantes para elevar o município a essa classificação no ranking das melhores cidades do país”, destacou o secretário. 

No Ranking Geral da Connected Smart Cities & Mobility, Barueri ocupa o 11º lugar entre 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, subindo duas posições em relação à edição passada. Os critérios usados para a composição do ranking servem para identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País. 

A 1ª em tecnologia no Estado 
Ainda pelo Ranking Geral, Barueri também se destaca em outras posições e quesitos. Se forem consideradas as cidades brasileiras com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, Barueri figura na 3ª posição. No eixo Tecnologia e Inovação, ocupa o 1º lugar entre as cidades do Estado de São Paulo. Já no eixo Educação, a cidade fica em 3º lugar entre as cidades da região Sudeste do País. 

O Prêmio Connected Smart Cities & Mobility está na sua 7ª edição, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e utiliza 75 indicadores de avaliação, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, além de conceitos de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios e sustentabilidade econômica. 

Na edição de 2021, Barueri também figura bem posicionada nos eixos Mobilidade, Segurança, Governança e Urbanismo. 

A 1ª em Economia 
De 2017 para cá, Barueri sempre esteve em primeiro lugar no eixo Economia (exceto em 2019, em que ocupou a 6ª colocação), um dos 10 eixos que compõem os critérios do prêmio. 

Os principais indicadores que compõem esse eixo são crescimento do PIB per capita; crescimento do número de empresas e do número de empregos; receita total não oriunda de transferências do Estado e da União; crescimento de empresas de tecnologia, crescimento do número de MEIs (microempreendedores individuais), entre outros. 

O trabalho desenvolvido no âmbito dos incentivos a empresas da cidade tem gerado ótimos resultados, na avaliação do secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo. 

“O prêmio Smart Cities é o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura de Barueri tem realizado nos últimos anos. Nossa política ampla de incentivos nos novos negócios e no investimento em estrutura, bem como na formação de profissionais qualificados, moldou o alicerce necessário para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade. E o destaque de Barueri no 1º lugar em Economia é o reflexo disso”, afirma Magoo. 

O evento no Centro de Convenções Frei Caneca aconteceu presencialmente dias 1 e 2 de setembro (quarta e quinta-feira), e, de forma digital, até sexta, dia 3. Para acompanhar e saber mais sobre a programação acesse o site da Connected Smart Cities & Mobility

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.