Saúde de Jandira apresenta ações do Setembro Amarelo

A programação apresentada, tem o intuito de sensibilizar e conscientizar para prevenção ao suicídio

A prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulga parte das ações que serão realizadas pela campanha Setembro Amarelo.

A Campanha do Setembro amarelo é organizada, desde 2014, sendo que o dia 10 de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a área da Saúde mental da Secretaria de Saúde, a programação apresentada, tem o intuito de sensibilizar e conscientizar na prevenção ao suicídio e para tanto, as unidades de saúde desenvolverão algumas oficinas como:

Confecção da ‘Árvore da Vida’ – Ação que  representa a jornada do indivíduo: do nascimento (a semente) e estabelecimento de raízes firmes no solo, até o crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo em futuras gerações. Dessa forma, a árvore da vida está associada aos seguintes valores: criação, fertilidade, crescimento, pureza, elevação e equilíbrio.

Haverá uma caminhada pela vida dia 10/09 pela manhã, com a finalidade de para chamar atenção para o Dia Mundial de Prevenção do suicídio. Posteriormente, serão realizadas roda de conversa nas unidades de saúde e palestras nas escolas para estimular debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população para a importância de sua discussão.

Está programada uma oficina com o título: “Eu gosto”, inspirada no livro do mesmo nome, onde os usuários de saúde poderão escrever poemas sobre as pequenas coisas que gostam. Será um convite para a auto percepção, para se descobrir o que se gosta e perceber como somos afetados por quem nos rodeia.

Ao final do mês será realizada uma exposição dos trabalhos realizados das oficinas e palestra sobre o tema, que estarão disponíveis no Espaço Cultural Biguá de Jandira.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.