Alunos da Emef Sandro Luiz aprendem Libras por meio do projeto Mãos que Falam

Os alunos da Emef Sandro Luiz Braga, do Engenho Novo, estão participando de um projeto que visa ampliar cada vez mais o processo de inclusão entre toda a comunidade escolar.
Trata-se do projeto da professora Ana Cláudia da Silva, denominado “Mãos que Falam”.
A iniciativa tem o intuito principal de ensinar aos pequeninos alunos do 1º ano a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto visa inserir todos os alunos e também as pessoas surdas no contexto escolar promovendo inclusão social em todos os sentidos, tornando-os agentes multiplicadores em vários segmentos e, dessa forma, transformando vidas e cumprindo seu papel como seres críticos.
É sabido que os surdos sofrem com a falta de comunicação e isso impacta a vida de muitos deles. A sociedade brasileira ainda não está preparada para lidar com situações de comunicação com crianças, jovens e adultos surdos porque o processo de inclusão é, muitas vezes, tardio, o que leva à exclusão dessa comunidade de certas situações no contexto social.
Durante as aulas a professora faz diariamente com os alunos um ditado das letras do alfabeto, que além de oral, são mostrados em libras para que eles estabeleçam relação entre a linguagem falada e a língua de sinais. “Também são apresentados os números até 10, cumprimentos, dias da semana, contos, cantigas e músicas, nomes de animais e insetos e cores, nome de alimentos e frutas. Assim, iremos treinar a sinalização desses nomes diariamente nas aulas remotas no Hangout Meet e atividades no Google formulários, Google apresentação, vídeos e músicas”, explica a professora.
Com o retorno às aulas presenciais, as crianças continuam realizando essas mesmas atividades, mas agora com mais entusiasmo por estarem frente a frente com a professora, tendo contato com outros colegas e também usando recursos oferecidos pela escola, como a lousa digital, cartazes elaborados por eles e fazendo apresentações para os colegas de sala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.