Saúde de Jandira realiza caminhada pela vida

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de sexta-feira, dia 10, a caminhada pela vida, que teve a finalidade de apresentar uma ação ativa que representasse o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado hoje.

O objetivo geral da caminhada foi aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em Jandira. Esta foi mais uma das atividades do Setembro Amarrelo, que têm objetivos que incluem promover a colaboração entre partes interessadas e a auto-capacitação para lidar com a auto-mutilação e o suicídio por meio de ações preventivas. 

A caminhada teve início por volta das 9 horas, em frente ao Centro de Reabilitação Humana (CRH), e seguiu pela Rua Fernando Pessoa, Avenida Conceição Sammartino, finalizando com uma atividade na Praça Anielo Gragnano.

Durante a caminhada, que contou com: psicólogos; terapeutas ocupacionais; estagiários de psicologia; enfermeiros; técnicos de enfermagem; assistentes sociais; pacientes dos equipamentos de saúde mental da cidade; e populares simpáticos à causa, abordou dezenas de pessoas perguntando: Como vai você?

Dependendo da resposta da pessoa abordada, os profissionais da saúde que estiveram na atividade, passaram as primeiras orientações com vista na prevenção de um possível suicídio.

A atividade de fechamento realizada na Praça Anielo Gragnano, contou com o direcionamento de uma Terapeuta  ocupacional, que através da musicoterapia, chamou a atenção de populares que passavam pela praça, para a importância dos trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde, por meio da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde ~que ~exitam condições mínimas para oferta de ajuda. Dito isto, a Secretaria de Saúde busca com as atividades do Setembro amarelo, dizer para a população de Jandira, que há uma equipe na secretaria e nas unidades de saúde, com profissionais capacitados para o cuidado com a saúde mental, portanto, as portas das Unidades de Saúde do município estão abertas para receber todos aqueles que estão com sinais de uma saúde mental que necessita de cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.