Saúde de Jandira inicia campanha contra tuberculose

Após a realização de treinamentos junto aos seus profissionais, a Secretaria de Saúde de Jandira inicia uma campanha que inclui: orientações para a população, exames e início de tratamento contra a tuberculose.

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais uma campanha de combate à tuberculose.

Em um primeiro momento, todos os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), receberam treinamento com a finalidade de identificar as particularidades da tuberculose.

Em uma parte do material disponibilizado aos profissionais de saúde, há a seguinte orientação:

“Tosse persistente por 3 semanas ou mais pode ser tuberculose. Na dúvida, você pensa em uma gripe, uma alergia, mas também pode ser tuberculose. Uma doença que afeta aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo todos os anos. No Brasil, cerca de 90 mil pessoas adoeceram de tuberculose no último ano.”

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose estão disponíveis gratuitamente, através do SUS, por isso, a campanha iniciada pela Secretaria de Saúde, realiza uma busca ativa para encaminhamento de todos os moradores da cidade que estão com sintomas de tuberculose, para que sejam realizados os exames adequados para um trabalho efetivo contra a doença.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. Os sintomas principais são tosse com escarro ao longo de mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, emagrecimento e perda do apetite. A tuberculose tem cura se o tratamento, que dura no mínimo 6 meses, for feito até o final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.