Dia da Árvore é alerta para conscientização ambiental

Nesta terça (dia 21) é comemorado o Dia da Árvore. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação da flora, esse bem tão valioso, mas que sofre sérios riscos e vem diminuindo a cada dia.

São considerados fatores de risco o crescimento populacional desordenado, a especulação imobiliária, o desmatamento e as queimadas. Os focos de incêndios, inclusive, representam cada vez mais preocupação, pois estão cada vez mais próximos das áreas urbanas. Muitas áreas de proteção têm sofrido com a devastação de sua flora e, consequentemente, de sua fauna. Mas só combater as queimadas não é o suficiente para frear esse ataque.

As políticas públicas são necessárias e fundamentais para a recuperação gradativa, a recuperação dos biomas e o reflorestamento dos ambientes. Hoje, Barueri possui 19,31 % de projeção de copa de árvores no município, o que corresponde a uma área de 1.268,81 hectares, contando áreas de preservação e plantios em locais urbanos como ruas, avenidas, condomínios etc.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu -, que também é biólogo, destaca a importância de proteger as árvores. “As árvores no ambiente urbano são importantes, pois interferem no nosso dia a dia, seja, pela produção de sombra, no abrigo de animais, como barreira para dispersão de poluentes, entre muitos outros benefícios.  Além disso, as nossas florestas atuam no controle do clima local, na valorização dos imóveis e na proteção de nossa biodiversidade. E a educação ambiental é um caminho no aprendizado para a valorização das árvores e no vencimento de barreiras que dificultam a preservação de florestas e de espécimes urbanos”, enfatiza o profissional.

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri mantém um departamento estratégico nesse trabalho, que é o de Educação Ambiental. Esclarecer a população sobre a importância da preservação e do plantio de árvores traz muitos benefícios diretos e indiretos, como controle do clima, da poluição, a manutenção e surgimento de braços d’água, nascentes, lagos, importantíssimos para o abastecimento de muitas cidades.

Sobre a data
O Dia da Árvore no Brasil foi escolhido por estar próximo do início da Primavera, em 23 de setembro. A data serve para motivar pessoas, instituições e órgãos públicos a promoverem a conscientização sobre a preservação desse ser vivo tão importante para a manutenção da vida na Terra.Previous

Temp
Temp
Temp
Temp
Temp

Next

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.