Parlamentares cumprimentam Banco de Alimentos pelo trabalho em Osasco

Órgão municipal atua na área de segurança alimentar e recebeu Moção de Aplauso

Os vereadores osasquenses aprovaram, durante a 23ª Sessão Ordinária, na manhã desta terça-feira (28), a Moção de Aplauso nº 406/2021, em cumprimento ao trabalho do Banco de Alimentos — órgão municipal que promove ações de segurança alimentar em Osasco.

A moção, aprovada por unanimidade, foi apresentada pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos), em reconhecimento ao trabalho do Banco de Alimentos, que tem auxiliado a população mais carente.

Segundo a parlamentar, o Banco de Alimentos é um equipamento público “essencial” na vida das pessoas, uma vez que garante a distribuição de gêneros alimentícios a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Esse trabalho tem sido fundamental, principalmente nesse período em que muitos passaram e passam ainda fome, devido à pandemia”, afirmou a autora da moção.

A parlamentar estendeu os cumprimentos à direção do órgão municipal, que esteve representado no Plenário por meio da equipe administrativa, composta pelo diretor de Segurança Alimentar, João Perez Pucciarelli, pela nutricionista e responsável técnica, Mônica Yamada, e pela assistente Rosane Morato.

O vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriotas) usou a tribuna para reforçar que a história do Banco de Alimentos deve ser lembrada e recordou os momentos difíceis enfrentados pelo órgão, que quase foi desativado em 2017. “Quando estava para ser fechado, eu e o então secretário adjunto de Comércio, Indústria e Abastecimento, senhor Hamilton, levamos 15 voluntários para lá. Foi assim que começou e, graças a Deus, hoje funciona muito bem”.

Emerson Osasco (Rede) foi outro parlamentar que elogiou a iniciativa da moção apresentada por Elsa Oliveira. “Nesse momento em que muitas pessoas não têm o que comer, nós precisamos de pessoas solidárias, que levem amor, esperança e comida ao prato dos brasileiros”, disse.

O vereador da Rede também fez menção ao trabalho de distribuição de oito toneladas de alimentos promovido no último sábado (26), no Jardim Bonança, por meio de uma parceria entre a cooperativa Unisol e a Associação de Torcidas Organizadas. A ação beneficiou 1,2 mil famílias osasquenses.

O presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), também parabenizou Elsa pela iniciativa da moção e destacou o trabalho do diretor João Perez Pucciarelli. “Todos que passaram por lá deixaram sua história. Mas, depois que o Dr. João assumiu, houve um dinamismo, um novo olhar, um trabalho diferenciado que, com toda certeza, nos orgulha ao visitarmos o Banco de Alimentos”, declarou.

Parceria com iFood

Na última sexta-feira (24), o prefeito Rogério Lins (Podemos); o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gerson Pessoa; e o diretor do Banco de Alimentos visitaram a sede do iFood, onde conheceram o projeto Fazenda Urbana OZ Food — parceria entre o iFood e a Big Green, que destina a produção de hortaliças às famílias assistidas pelo Banco de Alimentos.

A fazenda urbana do iFood produz cerca de 1,7 tonelada de hortaliças por meio de técnicas avançadas que otimizam o uso de água, energia e permitem a produção de alimentos livres de agrotóxicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.