Ribamar Silva celebra altos números de projetos aprovados pela Câmara de Osasco nesses 10 meses de mandato

Em seu segundo mandato como vereador, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Ribamar Silva (PSD), iniciou sua vida pública aos 15 anos de idade. Aos 46 anos e com muita experiência legislativa, Ribamar anunciou recentemente sua pré-candidatura à Câmara Federal e está confiante para assumir mais esse desafio.

Reconhecido por ser um representante atuante, Ribamar comemora as conquistas e destaca, em uma entrevista exclusiva, alguns números que demonstram a força de sua gestão à frente da administração do Poder Legislativo.

Segundo dados divulgados pela Câmara, até o dia 20 de outubro, foram aprovados 139 projetos de leis para a cidade de Osasco. Deste total, os vereadores aprovaram 38 projetos de lei de autoria do Poder Executivo e outros 101 projetos apresentados pelos membros do Legislativo.

Vida Pública

Durante sua trajetória pública, Ribamar atuou como diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de Guarulhos (SINDIFICIO) e, entre os anos de 2013 e 2015, foi Chefe de Gabinete do deputado federal Roberto Santiago, período em que contribuiu para trazer recursos estimados em mais de R$ 8 milhões para Osasco.

Em 2016, Ribamar se elegeu para seu primeiro mandato na Câmara de Osasco, tendo sido reeleito, em 2020, como o vereador mais votado da cidade. “Como pré-candidato à Câmara Federal, farei ainda mais para a população de Osasco e de toda a região”, garante Ribamar.

Confira a entrevista exclusiva que Ribamar concedeu ao Jornal A Rua, nesta semana.

Atualmente, Osasco não tem um representante na Câmara Federal. Como o senhor avalia essa urgência de eleger um deputado federal da cidade?
Hoje, a região é representada pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que será candidata a deputada estadual na próxima eleição. Então, ficará um vazio nessa região e eu quero ser o representante de Osasco e de toda a nossa região. Osasco tem 570 mil eleitores, e o que a gente está passando para os nossos eleitores é a responsabilidade da cidade que está no 2º PIB do estado e 8º do país. Uma cidade como Osasco não ter representatividade em Brasília é uma perda muito grande, porque precisamos ter um representante que brigue e que busque recursos para a nossa região em Brasília.

O senhor pretende trocar de partido?
Tem várias composições e vários convites. Mas, eu não pretendo sair do PSD porque tenho uma conversa muito boa no meu partido, tanto no nível municipal e estadual quanto no federal, e eu tenho uma parceria com o Gilberto Kassab, presidente do partido. Além disso, o presidente municipal do PSD, Lau Alencar, é um grande incentivador da minha candidatura. O partido me recebeu de braços abertos e com certeza tenho uma credibilidade muito grande dentro da família PSD. O partido cogita fazer sete ou oito deputados e o presidente nacional fala que meu nome estará entre um dos três deputados mais votados.

Gilberto Kassab declarou que o senhor estará entre os deputados federais mais votados do partido. Quais são suas expectativas em relação a essa missão que lhe está sendo dada?
Claro que ser titulado pelo presidente do seu partido como um dos candidatos que terá mais votos, é uma responsabilidade. Mas, sou uma pessoa que gosta de desafios e estou aqui para assumir mais um desafio na minha vida e na minha carreira política, que com certeza vou encarar. Tenho uma grande responsabilidade e compromisso com a minha cidade porque acredito que seja de suma importância ter um representante em Brasília. E com a força da população da nossa região, espero conseguir ser bem votado.

Quais são suas expectativas em relação à candidatura?
Quando você coloca seu nome como pré-candidato a deputado federal, tem que abrir o leque. Sempre falo que o nosso cinturão da Cioeste tem milhares de eleitores, e aí não tem cerca, não tem muro. Osasco tem 570 mil eleitores. Vou buscar uma votação expressiva na cidade. Acredito que a população tenha essa consciência de que a gente precisa ter um representante que conheça as demandas da cidade e da região. Osasco está crescendo muito e precisamos ter um deputado federal que tenha uma boa interlocução com os governos municipal, estadual e federal. Assim, conseguiremos buscar muito mais recursos. Eu quero estar em Brasília e vou colocar o meu nome para apreciação da população. Meu objetivo é poder fazer um trabalho diferenciado e ajudar o prefeito Rogério Lins (PODE) e todos os prefeitos da nossa região trazendo recursos e poder continuar melhorando a vida das pessoas.

Como estão as conjunturas políticas para essa disputa de uma cadeira na Câmara Federal?
Tenho me reunido com algumas lideranças políticas da região e pretendo fazer parcerias com alguns nomes. Entre eles, o Gerson Pessoa (PODE), secretário de Desenvolvimento e Inovação de Osasco.

O senhor já tem o apoio do prefeito Rogério Lins?
Tenho uma parceria muito grande com o prefeito Rogério Lins e ele sempre enaltece o meu trabalho. São dois poderes distintos, Executivo e Legislativo. Tenho esse entendimento de que quando os poderes andam juntos, quem ganha com isso é a população. Olha o tanto de empresas que estão vindo para a nossa cidade. Acredito que, gerando emprego, poderemos garantir qualidade de vida para as pessoas, e é isso que nós estamos fazendo. Buscando parcerias. Até bem pouco tempo não tinha parceria entre o poder Executivo e o empresariado. Hoje nós estamos fazendo ao contrário. Nós estamos indo atrás para conversar com os empresários. Olha quanto a cidade evoluiu. As pessoas falavam que as obras que existiam na cidade eram obras eleitoreiras, o que não é verdade. Se você andar pela cidade você vai ver muitos canteiros de obras. Você ainda vê a instalação de iluminação de LED, você vê asfalto novo… se você for para a zona Norte, que era esquecida pelos outros governantes, você vai ver o carinho do prefeito e da Câmara Municipal com a região, que irá receber em breve o Hospital da Criança que será integrado ao Hospital da Mulher, a maior creche do Brasil, que está sendo construída também na zona Norte. Tudo isso em parceria com a Câmara Municipal. Todos os projetos que são relevantes e que vão de encontro às necessidades da população, passam pelo Legislativo. Aqui fazemos a avaliação, discutimos e quando tem um ponto que a Câmara entende que precisa ajudar, não medimos esforços para fazer, porque a gente entende que se os dois poderes andarem juntos, quem ganha é a nossa população.

Quais são suas referências políticas?
Eu já trabalhei com algumas pessoas que são e que foram muito importantes na minha vida. Entre elas estão Carlos Apolinário (1952 – 2019), que foi governador interino, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Gilberto Nascimento (PSC), que atualmente é deputado federal e também já foi vereador e deputado estadual; e Roberto Santiago (PSD), deputado federal, de quem eu fui chefe de gabinete. Atualmente minha referência é o prefeito Rogério Lins, por sua trajetória política e por seu dinamismo, tendo 18 anos de vida pública e sendo o prefeito reeleito com a maior votação da história da nossa cidade.

Recentemente o senhor acompanhou o prefeito Rogério Lins em uma visita ao Porto Digital de Recife. Podemos esperar mais novidades na área de tecnologia?
Essa visita reflete a importância dos dois poderes andarem juntos. Estivemos lá para conhecer o Porto Digital que é um dos maiores centros de tecnologia do Brasil. Trata-se de um projeto extraordinário, que é referência na área. Acredito que Osasco pode fazer melhor ainda. Atualmente existe um estudo para transformar o prédio, que seria a sede da prefeitura, no Conjunto Hervy, em um centro tecnológico. E olha o tanto de empresas que estão na nossa cidade. Durante a pandemia, muitas empresas e muitas cidades sofreram com a queda de arrecadação, enquanto Osasco teve aumento de arrecadação e surpreendeu a todos. Temos hoje grandes empresas como iFood, Mercado Livre, Uber, MercadoCar, 99 e outras que se instalaram na cidade em função de um ajuste fiscal que o Executivo fez, juntamente com a Câmara Municipal. Tenho certeza de que Osasco será um dos centros tecnológicos mais importantes do nosso país, porque estamos trabalhando para isso.

Como foi o desafio de presidir a Câmara de Osasco durante o enfrentamento da Covid-19? Foi possível manter o equilíbrio financeiro da Casa?
Costumo dizer que a Câmara Municipal, em seus 59 anos de existência da cidade de Osasco, é muito atuante. Se você olhar, verá outras cidades, com muito mais anos que Osasco, que não têm o avanço que Osasco tem. O Poder Legislativo nunca faltou com a cidade e, durante o período mais duro da pandemia, não foi diferente. Seguimos trabalhando para aprovar os projetos mais importantes, mesmo durante aqueles momentos de confinamento total e que tudo estava fechado. Também tivemos que fechar a prefeitura, o comércio e a própria Câmara. Mas seguimos trabalhando para aprovar projetos e promover o avanço da nossa cidade. Estivemos sempre ao lado do prefeito no enfrentamento da pandemia e colhemos os frutos desse trabalho, vendo a cidade conquistar, nesta semana, um prêmio de combate à fome. Por isso, parabenizo o prefeito e a primeira-dama, que encabeçaram isso junto ao Banco de Alimentos da cidade. Inclusive, a Câmara Municipal se fez presente na campanha contra a fome e arrecadamos oito toneladas de alimentos, em conjunto com os funcionários, que foram doados para o Fundo Social de Solidariedade e para o Banco de Alimentos de nossa cidade.

O senhor poderia fazer um balanço do primeiro ano do seu segundo mandato como presidente da Câmara?
Posso dizer que foi um ano de muitas expectativas. Conseguimos ajudar o Executivo a desenvolver os projetos mais importantes para a cidade, apesar de ter sido um ano atípico. Mas, as coisas estão voltando ao normal, já aplicamos em Osasco mais de um milhão de vacinas e a Câmara deve voltar a ser aberta para o público já no próximo mês. Começamos mais um mandato com 12 vereadores novos, que foram acolhidos e juntos estamos voltando a nos organizar mais para retornar à rotina. Nos próximos três anos e dois meses que faltam, muitas coisas boas irão acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.