Osasco atende mais de 25 mil estudantes pelo Programa Saúde Bucal na Escola

No Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrados em 25/10, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como meta a promoção, prevenção e atenção à saúde, realizou ações de saúde bucal em diversas escolas da rede municipal (EMEI, CEMEI, CEMEIF, EMEF e EMEIEF), e atende cerca de 25 mil alunos promovendo o tratamento e a prevenção da saúde bucal das crianças.

Nas escolas são realizadas a avaliação de saúde bucal, escovação dental supervisionada, educação em saúde bucal e aplicação tópica de flúor. Em casos mais complexos o aluno é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) ondem tem cadastro. Se a criança tiver até 3 anos ela é encaminhada para a Odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além do atendimento realizado nas escolas, o atendimento odontológico se estende às 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos 2 Centros de Atenção do Idoso (CAI), a Policlínica Zona Sul e o Centro de Especialidades Odontológicas – Brasil Sorridente (CEO), com as seguintes especialidades: paciente com necessidades especiais, odontopediatria, dentística, prótese, periodontia, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, a odontóloga Juliana Yanagimori, no geral “são realizados 700 atendimentos diariamente”.

“A saúde bucal é importantíssima para a saúde como um todo. A falta de atenção e/ou cuidados nos princípios básicos de higienização podem acarretar doenças gravíssimas, de patologias bucais como câncer bucal, gengivite e periodontite, além de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. O nosso programa visa cuidar da saúde das crianças desde a primeira infância, ensinando-os desde pequenos a fazer uma boca higiene bucal. Esses ensinamentos tendem a ser seguidos por toda a vida”, disse o secretário de Saúde, Fernando Machado.

Em Osasco, o dia 25/10 integra ao calendário oficial do município e institui, por meio da Lei Municipal nº 4.219, a Semana Municipal da Saúde Bucal e Prevenção de Doenças Bucais.

Dia do Dentista

O Dia Nacional do Dentista é comemorado no dia 25 de outubro porque em 1884 foi assinado o Decreto nº 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração de Dia do Dentista Brasileiro.

Já o Dia Mundial do Dentista é celebrado em 3 de outubro, dado a criação do primeiro curso de odontologia do mundo em 1840, a Baltimore College of Dental na Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.