Beto Piteri destaca principais obras da gestão Furlan em Barueri

Nesta semana, o vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri, abriu as portas de seu gabinete para uma entrevista exclusiva ao Jornal A Rua. Com mais de 40 anos de vida pública, Piteri fez questão de destacar momentos importantes de sua trajetória política, além de contar um pouco sobre a parceria e a amizade que tem, desde os anos 1970, com o prefeito Rubens Furlan.
Durante a entrevista, o vice-prefeito aproveitou ainda para fazer um balanço das principais obras realizadas pela gestão de Furlan na cidade e como consegue conciliar dois cargos importantes e ainda fazer uma gestão dinâmica, eficiente e reconhecida pela população da cidade.
Confira a entrevista a seguir!

Como o senhor consegue conciliar tantas responsabilidades e demandas como secretário de Obras e vice-prefeito de uma cidade como Barueri?
Esse é o meu terceiro mandato como secretário de Obras. Fui secretário de Obras de 2009 a 2012, depois de 2017 a 2020, e agora, eu sou secretário de Obras novamente. E, pela segunda vez, sou vice-prefeito. O ritmo do prefeito Furlan é muito intenso. Ele não tem limites para trabalhar. Ele trabalha muito e é uma pessoa ligada 24 horas por dia. E a nossa vida começa de manhã, quando eu vou na casa dele, e todos os dias eu vou buscá-lo em casa, e já começamos a dar uma volta pra olhar a cidade, ver algumas obras. Nisso já vamos discutindo assuntos da cidade. Deixo ele todos os dias na prefeitura e venho para a secretaria de Obras. Todos os dias eu busco ele no final da tarde, no gabinete, para levá-lo pra casa ou, se temos um evento, vamos juntos também. É uma rotina puxada, mas muito gratificante.

O senhor tem mais de 40 anos na vida pública. Poderia falar um pouco de sua trajetória política?
A minha vida pública começou junto com a vida pública do prefeito Furlan. E a nossa amizade também. Começamos nossa amizade, nos anos 1970, quando eu vim estudar em Barueri. Eu nasci em Osasco, sou sobrinho do Guaçu Piteri, que foi prefeito de Osasco por duas vezes e deputado federal. Mas, mudei para Jandira com a minha família por causa de um comércio que meu pai tinha. Desde que conheci o Furlan iniciamos uma amizade. Eu também conheci a minha esposa nessa mesma época e, desde sempre, o Furlan tinha o sonho de entrar na política aqui em Barueri. Eu também acabei entrando na vida pública em Jandira e, em 1976, o Furlan se elegeu vereador aqui em Barueri e eu fui candidato a prefeito em Jandira. Eu tinha apenas 22 anos e não ganhei a eleição. Mas fiquei feliz porque fui muito bem votado e isso me fez sentir o peso da responsabilidade, porque vi que parte da população acreditava em mim. A partir daí passei a ter uma responsabilidade muito maior e iniciei um trabalho político, em Jandira, que me conduziu à prefeitura, em 1982. No mesmo ano, o Furlan foi eleito também prefeito aqui em Barueri. Fomos prefeitos juntos, por dois mandatos e elegemos nossos sucessores na época. Depois disso, seguimos nossas carreiras. Fui diretor da secretaria de planejamento do Metrô, depois voltei a ser prefeito de Jandira e também tive um cargo na subprefeitura de Santana e Tucuruvi, em São Paulo, que tem mais de 350 mil habitantes. Foi uma experiência muito importante na minha vida pública. Há mais de 20 anos mudei para Barueri, cidade que me acolheu e pela qual tenho muito carinho e orgulho.

Como o senhor avalia o trabalho da gestão atual?
Barueri é uma cidade que tem muito investimento em obras. É uma cidade muito dinâmica e isso vem muito do prefeito Furlan, que é apaixonado por Barueri. Isso aqui é a vida dele. Tanto é que ele está há seis mandatos na prefeitura. E nós andamos pelas ruas e nos deparamos com uma integração muito grande com a população, que aprova nosso governo. Existe uma cumplicidade do prefeito com o povo que é fantástica. Onde nós chegamos, somos bem recebidos, porque o Furlan é uma pessoa muito querida da população. E isso é reconhecimento ao trabalho que é realizado. Isso tem ligação direta com a forma de governar do prefeito, e que faz dessa uma gestão diferente. Barueri tem uma gestão segura, a cidade não tem dívidas, não deve nada a ninguém, não tem empréstimos e paga tudo em dia, e as pessoas reconhecem esse trabalho que é sério e feito com muito amor e responsabilidade.

O senhor poderia fazer um balanço do seu trabalho à frente da secretaria de Obras?
Na área da SAÚDE, Barueri tem um Centro de Diagnósticos que não deixa nada a desejar para qualquer laboratório particular, e me arrisco a dizer que sua estrutura é melhor, mais moderna e mais bonita que qualquer laboratório particular. Temos também o PS do Jardim Paulista, que é modelo, no Parque Imperial também tem um PS que é modelo, assim como o Jardim Mutinga e outros bairros. No Engenho Novo temos a UBS, na Estrada dos Altos também tem a UBS que está sendo construída, a UBS da Aldeia também está sendo reformada, ou seja, estamos reformando todas as unidades para melhorar o atendimento à população. No Jardim Belval vamos ampliar e fazer uma nova UBS porque precisa de uma UBS maior lá. Estamos construindo um Hospital Regional que terá mais de 30 mil metros quadrados de área construída. A prefeitura doou uma área de 60 mil metros quadrados para o Estado e está arcando com metade do valor da obra, que vai custar mais de 120 milhões de reais. Temos ainda um Centro de Hemodiálises que é referência e temos ainda um prédio de especialidades para atender a população que precisa. Com o Hospital Regional, vamos fechar praticamente esse círculo de atendimento na saúde oferecendo atendimento de qualidade para a população.

Na EDUCAÇÃO temos uma inauguração de escola a cada fim de semana. Isso porque durante a pandemia, nós ficamos trabalhando, refazendo escolas que estavam muito antigas, como a escola do Imperial, que nós já inauguramos e que estamos terminando outra, que é a Júlio Camisão. Eram duas escolas antigas e, agora, serão duas escolas novas. Tem a Amador Aguiar, no Imperial, que nós já inauguramos. Todas as escolas moderníssimas. No Jardim Tupanci entregamos um Maternal e nós entregamos também a escola Pimentel, no Jardim Silveira, que é uma escola maravilhosa também. Aqui no Jardim Belval estamos terminando uma escola, que será Emei e Emef. Neste fim de semana vamos entregar um maternal no Líbano e assim por diante… estamos agora entregando uma escola que terminamos no Maria Helena e já estamos reformando a escola Zacarioto, também no Maria Helena. Também entregamos uma escola aqui no Jardim Regina Alice e já licitamos a obra de uma Emei no bairro, fora todas as escolas que nós estamos reformando. Estamos dando uma geral em todas as escolas. Na semana passada estive com o prefeito no Engenho Novo vistoriando as obras da Emef Takeshi Takau, e seguiremos com as entregas de todas as escolas reformadas.

Na área de INFRAESTRUTURA, podemos destacar que desde o seu primeiro mandato, o prefeito Furlan fez a canalização do Rio Barueri Mirim. Esse foi, inclusive, o primeiro ato do prefeito em sua primeira gestão. Fazer um decreto emergencial por causa de uma enchente de grandes proporções que deu na cidade. Já iniciamos as obras do primeiro piscinão na Vila Márcia, nas margens do Barueri Mirim, onde desapropriamos mais de 30 mil metros quadrados. Teremos o primeiro piscinão ali, que vai resolver o problema na área central. Estamos fazendo a licitação e o projeto do piscinão do Jardim Silveira, ao lado do Centro Esportivo, e que vai resolver o problema das enchentes no terminal de ônibus do bairro. Esse piscinão será diferente do piscinão da Vila Márcia, que será aberto. Esse será coberto e em cima dele será construído um campo de futebol. Já estamos em fase de estudo de um terceiro piscinão que vai resolver em definitivo o problema de enchentes na região do Tamboré, na Piracema com a Araguaia. Também realizamos um trabalho de combate à enchente na Vila do Sapo onde fizemos uma nova galeria porque, apesar disso já ter sido feito, tivemos problemas e as enchentes voltaram ali na região. Também estamos recapeando a cidade toda e até o final do ano que vem vamos terminar de instalar LED em toda a cidade. Hoje, 80% da cidade já conta com iluminação de LED.

Na área da SEGURANÇA, Barueri é uma ‘big brother’, porque você não anda na cidade sem ser filmado, e isso tem um engajamento das equipes de segurança da cidade que fazem o monitoramento na Guarda Municipal, que é responsável por detectar possíveis situações de risco, para então trabalhar na prevenção.

No ESPORTE nós temos o Centro Esportivo no Jardim Silveira, que está sendo construído onde vai ser o piscinão também. Será um espaço muito moderno e muito diferente. Lá teremos todas as modalidades esportivas e uma estrutura completa com uma quadra e um ginásio esportivo com capacidade para receber 3 mil pessoas sentadas, estacionamento para mais de 300 carros, salas multiuso, pista de atletismo e campo de futebol.

Na área da CULTURA, estamos entrando na fase final das obras da Praça das Artes, que também será um espaço incrível com salas multiuso, auditório e anfiteatro com capacidade para mil pessoas, estacionamento, restaurante e uma bela praça. A ideia é transformar Barueri em um polo cultural para a região e para o Estado. Mas, também queremos oferecer atividades culturais para nossas crianças e jovens, no período de contraturno escolar. Inclusive, quem tiver aptidão para a cultura, pode fazer aulas de teatro, de pintura, de dança, de circo ou de música na Praça das Artes. Já quem tiver aptidão para o esporte, poderá frequentar as escolinhas do Centro Esportivo. Assim vamos permitir que nossos jovens e nossas crianças tenham acesso à cultura, ao lazer e ao Esporte, e as famílias poderão ficar tranquilas sabendo que seus filhos estarão se desenvolvendo para um futuro melhor.

Qual o balanço disso tudo?
Nosso governo não é só o prefeito, o vice-prefeito, os secretários e os funcionários. Quem compõe o governo é o povo de Barueri, integrado com a equipe, porque não justifica sermos representantes do povo de uma cidade se você não estiver totalmente integrado com as necessidades e com a vontade da população. Precisamos saber o que o povo precisa, essa é a base do nosso trabalho. É assim na área da Saúde, na área da Educação, da Segurança, da Infraestrutura e em todas as áreas, para fazermos uma gestão completa e integrada.

Quais suas pretensões e expectativas políticas para o futuro?
Minha expectativa é continuar trabalhando muito pela cidade nos próximos 3 anos e 2 meses de governo. Nosso objetivo é continuar fazendo cada vez mais por Barueri. Isso para que possamos fazer o maior e melhor governo que Barueri já teve. Seguiremos trabalhando muito para que a cidade continue evoluindo como está evoluindo. Teremos eleições no próximo ano e vamos apoiar Bruna Furlan, que será candidata a deputada estadual. Ela que já é uma deputada muito respeitada e um exemplo de vida pública, é deputada federal pela terceira vez e sempre se destacou por ser muito atuante. Uma deputada muito respeitada que trabalha demais pela nossa região nas comissões que ela tem lá em Brasília. A Bruna é uma importante representante da nossa cidade e de toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.