Terceira dose da vacina é fundamental para ampliar proteção

Apesar de Barueri registrar mais de 610 mil doses aplicadas, ainda resta uma parcela da população que não tomou a terceira dose da vacina, ou a chamada dose de reforço. O ciclo vacinal é composto pelas primeira e segunda doses (ou dose única). No entanto, a terceira dose é considerada fundamental para ampliar a resposta imunológica e a proteção contra a Covid-19. Conforme dados da Secretaria da Saúde, cerca de 32% dos moradores da cidade ainda não tomaram a dose de reforço.

Diante desta defasagem, a Secretaria de Saúde de Barueri tem promovido várias ações para que todos tomem suas doses de vacina adequadamente, uma vez que o processo de imunização deve ser compreendido como um esforço coletivo para combater o coronavírus.

No último final de semana, por exemplo, as UBSs e o Centro de Eventos estiveram funcionando para que crianças, adolescentes e adultos pudessem receber suas doses da vacina (1ª, 2ª ou 3ª doses, dependendo da situação vacinal de cada um).

Todas as semanas é realizado pela Divisão Técnica de Imunização o levantamento nominal dos faltosos. A Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde promove a busca ativa dessas pessoas na cidade. “A vacinação é uma estratégia de saúde coletiva, quando o indivíduo não toma a vacina ou não recebe todas as doses como recomendado, isso ocasiona um impacto em toda a sociedade”, explica Elaine Fonseca Lima, diretora técnica de Enfermagem da Secretaria de Saúde.

Para que todos tenham possibilidade de completar o ciclo vacinal e contar também com a dose de reforço, Barueri realiza a vacinação contra Covid em todas as UBSs – abertas também aos finais de semana previamente determinados -, promove a divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura, além de o Polo de Vacinação de Covid, no Centro de Eventos, estar com as portas abertas de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.

Conforme nota técnica do programa de imunização da Secretária Nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, as atualizações científicas reforçam a capacidade das diferentes vacinas Covid-19 em produzir memória imunológica. Também amplificam a resposta imune com dose adicional ou o reforço de dose ao esquema vacinal inicial na população em geral e, particularmente, em idosos e indivíduos imunocomprometidos.

Busca Ativa
“A vacina é uma esperança para vencer a pandemia”, defendeu Elaine. A diretora técnica também ressalta que, além das medidas citadas acima, a Administração Municipal tem ampliado os locais para a vacinação, com diversos polos volantes em shoppings, escolas, casas de repouso e pontos público, além de fazer “repescagem” da dose de vacina em finais de semana nas unidades de saúde.

A busca ativa é feita pelo monitoramento dos pacientes nas UBSs. “Os usuários que não apresentam registros no Vacivida (sistema do governo estadual on-line de registro nominal na aplicação das doses da vacina) são informados via telefone ou visita domiciliar sobre a importância da receber as doses preconizadas do imunizante.

“Além disso, o usuário que apresenta o APP Barueri instalado no celular e não procurou o serviço de saúde, no prazo recomendado da vacinação, é notificado sobre o atraso”, completou Elaine.

Mas há algumas dificuldades no esforço de imunização dessa parcela da população. Dados cadastrais desatualizados, dificuldade em contatar o usuário, endereços errados ou incompletos são alguns dos problemas.

Desinformação
Para a diretora técnica de Enfermagem, a desinformação sobre a Covid-19 ganhou bastante destaque que “afeta indivíduos com menos acesso a canais de informações, e que têm maior probabilidade de ignorar advertências sobre as medidas de prevenção”. Elaine destaca ainda que “as vacinas foram aprovadas por órgãos competentes, seguiram as exigências necessárias para validação e a rápida fabricação se deu devido aos altos investimentos realizados”.

Embora a vacinação não impeça a contaminação pelo coronavírus, ela reduz sensivelmente a possiblidade de os infectados evoluírem para quadros graves da doença. “As reações graves, no caso do imunizante contra a Covid, são raras. A maior parte dos efeitos adversos é considerada leve, como se o indivíduo fosse ficar gripado. Portanto, a imunização (aliada aos protocolos sanitários), é a melhor forma de se combater a pandemia de Covid-19”, finaliza Elaine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.