Santana de Parnaíba é a vencedora do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021

A cidade, que vem se destacando em diversos setores nos últimos anos, ganhou o título inédito na categoria Turismo Cultural

              A noite de terça, (30/11), foi de grande festa para Santana de Parnaíba. A cidade ganhou mais um motivo para comemorar, pois foi a grande vencedora do Prêmio Top Destinos 2021 na categoria Turismo Cultural, que teve a cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.         Para chegar a esse resultado, Santana de Parnaíba contou com a ajuda de seus orgulhosos moradores, já que a eleição foi feita por votos populares e por uma comissão técnica de profissionais da categoria. A cidade, que fica a 35km da capital paulista, concorreu com os municípios dePraia Grande e Tatuí.

              O Prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas, Marketing e Turismo do Brasil e do SKAL Internacional São Paulo, e tem como objetivo identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado, além de incentivar o trabalho e os investimentos que são realizados pelas cidades que apostam no setor como forma de valorização.

              Esse é um título inédito para a cidade que vem se destacando cada vez mais no turismo com a preservação do patrimônio cultural material como os monumentos, que homenageiam personagens importantes da história do município, casarões, entre outros, e imaterial, todos eles reconhecidos por sua beleza e grandiosidade.

              O Grito da Noite, é uma tradição carnavalesca parnaibana, que faz a abertura oficial festa. Na sexta-feira que antecede o carnaval as pessoas saem às ruas mascaradas, com trajes de fantasmas e caveiras ao som do Samba de Bumbo.

              O “Drama da Paixão” é o segundo maior espetáculo religioso a céu aberto do Brasil e o primeiro do Estado, que é dividido em duas partes. A primeira sempre contando uma passagem bíblica, e a segunda a história da vida, morte e renascimento de Jesus Cristo. Durante os três dias de apresentação chega a reunir até 30 mil pessoas.

              A Festa do Cururuquara é um evento tradicional da cidade, realizada sempre no segundo sábado do mês de maio e celebra a abolição da escravatura.

              Outro evento que é uma marca da cidade é o tapete de Corpus Christi, em que os fiéis fazem a confecção com serragem colorida, casca de ovo, pó de café e argila nas ruas do Centro Histórico.

              Sempre no mês de junho, a festa centenária de Santo Antônio do Suru é iniciada às 7h da manhã com uma romaria em que os devotos saem a pé da igreja matriz até a capela do Suru, e às 10h da manhã é a vez dos cavaleiros se reunirem com estandarte, realizando o mesmo percurso.

              O Encontro de Antigomobilismo também já faz parte do calendário de eventos de Santana de Parnaíba. Realizado ao final do mês de junho, atrai milhares de turistas apaixonados pelos carros antigos que ficam em exposição no Centro Histórico, além disso é possível conferir o mercado de pulgas, food trucks e atrações musicais.

              Celebrada em 26 de julho, a Festa da Padroeira, também uma das comemorações mais antigas, quando logo no início da manhã é realizada a alvorada pelas ruas do Centro Histórico e o repicar dos sinos da igreja Matriz. O evento também conta com missas, procissão e quermesse.

              Já em 14 de novembro é realizado o show do aniversário da cidade, onde artistas renomados se apresentam gratuitamente.

              Para fechar os eventos anuais de Santana de Parnaíba o destaque fica com o “Natal de Luz”, quando é montada a decoração natalina com milhares de lâmpadas, presépio com imagens articuladas em tamanho natural e a casa do Papai Noel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.