Frente Parlamentar promove o I Simpósio Municipal da Família

Em tempos em que as pessoas estão mais conectadas ao celular do que às relações interpessoais presenciais, até mesmo pela necessidade provocada pela pandemia do Covid-19, que exigiu distanciamento social, o I Simpósio Municipal da Família, realizado na noite desta terça-feira (07), no Centro de Formação dos Professores, em Osasco, buscou fortalecer os laços familiares, a conversa à mesa, a presença real nas relações entre pais e filhos e, principalmente, atender às necessidades essenciais da sobrevivência das famílias.

O simpósio foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família e contou com a presença da secretária Nacional da Família, Ângela Gandra Martins, do prefeito de Osasco Rogério Lins (Podemos), da presidente do Fundo Social da Solidariedade, Aline Lins, e da vice-prefeita, Ana Maria Rossi.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, vereador Rogério Santos (PL), abriu os trabalhos, agradecendo o apoio recebido pelo presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva (PSD) e ressaltando a importância do evento para a cidade.

“O Ribamar tem sido um instrumento na Câmara para que possamos realizar os trabalhos com a Frente Parlamentar. Essa é uma experiência que marca a nossa cidade; é um primeiro passo. Considero todos os presentes integrantes dessa mesa. Começamos um trabalho fundamental para o que temos que realizar em Osasco”, comentou Santos.

Ribamar Silva elogiou os trabalhos desenvolvidos pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, falou sobre a presença de Ângela Gandra no evento e sobre como o poder legislativo e o executivo trabalham em uníssono em prol da cidade de Osasco.

“É uma honra recebermos a dra. Ângela neste Simpósio, o que representa muito para nós. Osasco é a cidade do trabalho e da família. O prefeito Rogério Lins é um defensor da família e nós estamos trabalhando em conjunto em prol das famílias osasquense”, disse Ribamar Silva ao anunciar que o Legislativo está lutando para que o Executivo crie a Secretaria Municipal da Família. “Uma cidade que cuida da família é uma cidade forte”.

Satisfeito por ter conseguido emplacar a marca do município como “Cidade do Trabalho” e “Cidade da Família”, o prefeito Rogério Lins assumiu o compromisso de estruturar a Secretaria da Família. Falou sobre as políticas públicas destinadas para as famílias, desenvolvidas pelo município, e que precisam ainda “avançar muito para que atinjam todas as famílias”.

“Osasco é a única cidade que agora que tem no brasão o tema “Cidade da Família”. É fundamental que estruturemos o governo para que possamos avançar nas políticas públicas para alcançar todas as famílias. Embora Osasco tenha avançado em muitos indicadores, precisamos valorizar ainda mais a família”, comentou Lins. “Enquanto eu estiver prefeito, queremos avançar em muitas causas que são prioritárias. Para combater desigualdades e para fortalecer a família osasquense, principalmente as que são mais vulneráveis”, declarou.

Acompanhado da primeira-dama, Aline Lins, o prefeito Rogério Lins, aproveitou a oportunidade e alertou que os pais precisam ficar atentos em relação aos cuidados com os filhos, especialmente sobre ao que eles têm acesso através da internet. “Fiquem próximos dos seus filhos, tirem todas as dúvidas possíveis, porque caso contrário alguém vai tirar”, declarou ao contar experiências pessoais que ele e Aline têm na educação de suas filhas.

Com um currículo impecável, a jurista e secretária Nacional da Família, Ângela Gandra Martins, elogiou o posicionamento de Osasco em se identificar como “Cidade da Família” e em promover debates e políticas públicas que valorizem e fortaleçam os laços familiares.

“É uma alegria testemunhar que há uma cidade que dá essa importância à família. Uma cidade pode ser modelo para todos os municípios brasileiros. Agradeço por vocês se unirem a essa luta. Há muitas ameaças às famílias, ameaças que fragilizam os vínculos, provocadas por questões econômicas, sociais e culturais”, alertou Ângela Gandra.

A secretária Nacional da Família comentou que é necessário cuidar das famílias, proporcionando condições para que elas tenham acesso ao alimento, à saúde, ao bem-estar e ressaltou que o estresse do dia a dia provoca muitos problemas dentro das famílias.

“A família é a base da sociedade, é o berço da saúde, do bem-estar. Cada vez que lançamos um projeto, precisamos ver se ele fortalece os vínculos familiares. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam seguindo na mesma direção , para fazer projetos integrais e amplos que atendam as reais necessidades das famílias”, apontou Ângela Gandra.

Bruno Mancini, secretário de Finanças, apresentou os programas desenvolvidos pelo município e que visam o fortalecimento da família, incluindo o Programa Nosso Futuro, aprovado em Primeira Discussão na Câmara Municipal, também nesta terça-feira (07).

“A gente precisa ter um olhar carinhoso para todas as famílias, precisamos garantir que as famílias tenham acesso aos serviços. Família precisa de saúde, educação, políticas inclusivas, segurança, trabalho e comida na mesa. Por isso, no nosso plano de governo, temos um eixo dedicado à proteção da criança, valorização da família e respeito ao idoso” , ressaltou Mancini, que completou: “Nada estressa mais uma família do que a falta de comida no prato”.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, Rogério Santos, acompanhado da família, comentou que o simpósio foi o primeiro passo dado pela Frente Parlamentar para fortalecer Osasco como “Cidade da Família”.

“Queremos ampliar esses debates, apontar caminhos para fortalecermos os vínculos familiares, para que Osasco seja efetivamente a cidade da família. Temos boas políticas sendo desenvolvidas em muitas áreas, mas essas políticas precisam ser trabalhadas em conjunto para atingir todos os entes familiares”, afirmou Santos. O vereador sugeriu que o município desenvolva um Plano Municipal de Políticas Familiares, crie um fórum permanente para a participação efetiva da sociedade nos debates e crie a Secretaria Municipal da Família, para elaborar estratégias para políticas públicas destinadas à família.

“É a família que nos salva. A família deve ser a protagonista na restauração da sociedade e nós devemos usar todos os instrumentos necessários para fortalecê-la”, concluiu o parlamentar.

Segundo Rogério Santos, em 2022, ano em que Osasco completa 60 anos, a Frente Parlamentar está prevendo a realização do II Seminário da Família, (no primeiro semestre )e o II Simpósio da Família (no segundo semestre), além de uma série de audiências, debates, fóruns de discussão para que o tema seja amplamente discutido com toda a sociedade civil.

Também prestigiaram o Simpósio os vereadores Ana Paula Rossi (PL), Batista Comunidade (Avante), Carmônio Bastos (Podemos), Délbio Teruel (DEM), Elsa Oliveira (Podemos), Fábio Chirinhan (PP), Joel Nunes (Republicanos), Josias da Juco (PSD), Julião (PSB), Michel Figueredo (Patriota), Paulo Júnior (PP), Cristiane Celegato (Republicanos), Ralfi Silva (Republicanos) e Tadeu Neves (Podemos); além de Laércio Mendonça, Bruno Mancini, Gerson Pessoa e Ricardo Silvam, do Poder Executivo municipal; e de representantes de igrejas, membros da sociedade civil organizada e vereadores de outros municípios da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.