Educação de SP tem 268 escolas para iniciar vacinação de crianças contra Covid-19

Outras prefeituras que desejarem podem procurar as Diretorias de Ensino para parceira 

Ao menos 268 escolas de 9 municípios do estado de São Paulo estão disponíveis para servirem de postos para vacinação de alunos de 5 a 11 anos contra a Covid-19, mediante autorização dos pais. O anúncio foi feito pelo Governador João Doria, junto ao Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5). 

“O início do cadastramento começou hoje e de forma muito ágil a resposta tem sido oferecida pelos prefeitos dos 645 municípios do estado de São Paulo. O objetivo é cadastrar o maior número possível de escolas estaduais para que pais e mães possam levar seus filhos para a vacinação em um ambiente de extrema confiança, onde possam se sentir bem e seguras”, disse João Doria. 

Os municípios que já confirmaram a presença de agentes de saúde nas unidades escolares são: Caieiras, Cajamar, Campinas, Ibaté, Jundiaí, Louveira, Mairiporã, Nova Odessa e São Carlos. Outras prefeituras que desejarem podem procurar as Diretorias de Ensino para parcerias. 

“Vacinar dentro das escolas é sim algo que têm trazido eficiência ao longo da história. Todos os momentos que o Brasil fez esta ou qualquer tipo de campanha, próximo ou dentro da escola, a eficiência do número de pessoas vacinadas sempre cresceu”, afirmou Rossieli Soares. 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com os municípios, tem realizado ações de vacinação de estudantes nas escolas, cumprindo assim um papel social nos bairros em que estão inseridas.  

Em Campinas, por exemplo, em um mês de parceria com as escolas, a cobertura vacinal de um ciclo completo em adolescentes de 12 a 14 anos aumentou em 143%. Conforme boletim da Secretaria Municipal de Campinas, em 6/12/2021, havia 11.334 adolescentes de 12 a 14 com ciclo vacinal completo. Já o boletim de 3/1/2022 aponta que esse número aumentou para 27.589 adolescentes, um crescimento de 143%. 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação SP (Undime-SP) também apoiará a iniciativa com articulação junto aos municípios. “A Undime SP considera muito importante esse processo de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, principalmente por conta do retorno das aulas após o período de férias ser ainda mais seguro para todos, inclusive para nossos estudantes. A Undime SP também parabeniza o governo do Estado e a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado pela mobilização da vacinação nas escolas”, disse Márcia Bernardes, presidente da união. 

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação de profissionais da Educação com prioridade contra Covid-19, em 10 de abril de 2021. Na rede estadual, 97% destes servidores já estão com esquema vacinal completo.  

Também defendida pelo Governo, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos alcançou, desde agosto, 102,7% com a primeira dose, sendo que 81,5% estão com o esquema completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.