Mais de 14 mil são imunizados no primeiro Dia D da vacinação contra a covid-19

Os osasquenses estão levando a sério a vacinação contra a covid-19. Apesar da chuva do fim de semana, as famílias foram às Unidades Básicas de Saúde e aos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino), no domingo, 30/01, para se imunizar no primeiro fim de semana do Dia “D” da vacinação para adultos e crianças com e sem comorbidades. A ação aconteceu das 9h às 16h em todas UBSs e se repetirá nos dois próximos domingos, 6 e 13/02. Ao todo foram aplicadas 14.562 doses (primeira dose das crianças, a segunda dose e a dose adicional dos adultos).  

Na UBS da Vila Ayrosa, a mãe Elaine Cristina Uzana, 41 anos, e a filha Brenda, 8 anos, foram juntas tomar a vacina. “Eu tomei a dose de reforço e minha filha está toda feliz porque chegou a vez dela. É preciso se proteger, porque infelizmente tem muita gente que não tomou. Isso é péssimo para todos, porque essa doença continua se espalhando e matando pessoas”. 

O adolescente Nícolas de Sousa, 11, foi com pai Willis Martins, 46, e mostrou certo alívio após a imunização. “Quero estar protegido para não ter sintomas. Estarei mais seguro quando voltar às aulas”, avalia. 

Para a vacinação no Dia D nos finais de semana não é necessário agendamento, apenas o cadastro no vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento e, assim, evitar maior tempo de espera. 

No caso das comorbidades, é preciso apresentar exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas, um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão do SUS ou CPF. Para as crianças entre 5 e 11 anos, os responsáveis deverão apresentar CPF ou cartão do SUS dos pequenos.  

Para a segunda dose ou dose de reforço é preciso levar a carteirinha de vacinação. Menores só poderão receber a vacina se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis 

Algumas UBSs estão fazendo o atendimento do Dia D da vacinação contra a covid-19 em escolas próximas. É o caso da UBS José Sabino Ferreira (Jardim Baronesa), que atende na Creche Rosa Broseghini (Rua Luís Gati, 135), e da UBS Vasco da Rocha Leão (Jardim Veloso), na Creche Alha Elias Abibe (Rua Amadeu Amaral, 61). 

Desde domingo, 30/1, a vacinação contra a covid-19 das crianças de 5 a 11 anos acontece apenas nas UBSs, e não mais durante a semana. A medida visa evitar expor os pequenos ao alto fluxo de atendimento nas unidades. Nos dois próximos domingos, 6 e 13/2, a imunização também acontece das 9h às 16h em todas as UBSs e nos dois Centros de Atenção ao Idoso.  

SERVIÇO  

Dia D de Vacinação  

Dias: 6/2 e 13/2 

Horário: 9h às 16h 

– Primeira ou segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais (adolescentes, adultos e idosos) 

– Dose de reforço para pessoas com idade entre 18 ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses (em caso de viagem para o exterior, tomar a vacina com intervalo mínimo de 21 dias da última dose). 

3ª dose para pessoas imunossuprimidas (intervalo de 28 dias após a última dose) e 4° dose para pessoas imunossuprimidas (intervalo de quatro meses após a última dose). 

– Vacina Pfizer é destinada a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades 

– Vacinas remanescentes Pfizer para crianças de 5 anos sem comorbidade 

– Vacina Coronavac para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades 

EXIGÊNCIAS  

Não há necessidade de agendamento para adultos e crianças (livre demanda). 

Necessário cadastro no vacinaja.sp.gov.br

No caso de comorbidades, apresentar exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas. 

Apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e Cartão do SUS ou CPF (inclusive para crianças de 5 a 11 anos). 

Para a segunda dose ou dose de reforço é preciso levar a carteirinha de vacinação. 

Menores só poderão receber a vacina se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis. 

COMORBIDADES 

Anemia falciforme 

Arritmias cardíacas 

Cardiopatias congênitas 

Cirrose hepática 

Cor pulmonale e hipertensão pulmonar 

Diabetes mellitus 

Doença cerebrovascular 

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas 

Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3 

Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo 

HIV 

Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos) 

Insuficiência cardíaca 

Miocardiopatias e Pericardiopatias 

Obesidade mórbida 

Pneumopatias Graves 

Próteses valvares – Dispositivos cardíacos implantados 

Síndrome de Down 

Síndromes coronarianas 

Talassemia 

Transtornos Globais do Desenvolvimento 

Valvopatias 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.