Professores de Santana de Parnaíba ganham prêmio nacional Ação Destaque da editora OPET

Professor do colégio Carlos Alberto ficou em primeiro lugar e do Maria Fernandes foi o segundo colocado

         Dois professores da rede municipal de Educação de Santana de Parnaíba foram premiados na 11º Ação Destaque da editora OPET, na categoria Anos Finais e Ensino Médio, que premiou os projetos mais criativos de todo o país que utilizam o projeto pedagógico da editora. O professor Anderson Antônio Ferreira Almeida ficou em primeiro lugar e o professor Ricardo Manoel da Silva ficou em segundo lugar. 

         Foram selecionados 84 projetos desenvolvidos por professores de 23 redes municipais, de todo o país, parceiros da Editora OPET. O objetivo do prêmio Ação Destaque – OPET é o de incentivar os professores a desenvolverem projetos que envolvam novas tecnologias. 

         O “Matemática modo criativo: ensino médio construtivo, participativo e inclusivo”, desenvolvido pelo professor de matemática, Anderson Antônio Ferreira Almeida, do Colégio Carlos Alberto, envolveu cerca de 120 alunos para alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio, que desenvolveram o projeto de maneira presencial e online. Os alunos realizaram atividades utilizando a tecnologia disponível para criar Quiz e conteúdos utilizados no aprendizado de matemática. Um dos destaques do projeto foi o desenvolvimento de conteúdo, pelo próprios estudantes, voltado para alunos especiais, para que através do uso de tecnologias, como realidade ampliada, pudessem aprender a matéria.  

         Outro destaque do projeto foi a interação com os pais. Os alunos tiveram de ensinar aos pais a matéria apreendida e estes, através de vídeos, davam retorno ao professor o que tinham aprendido com os filhos. “Foi uma forma de integrar a família no aprendizado e ter a certeza de que os alunos estavam entendendo a matéria”, explicou o professor Anderson Almeida. 

         O projeto segundo colocado, “Ao som da nossa criatividade” foi desenvolvido pelo professor de música Ricardo Manoel da Silva, do Colégio Maria Fernandes e envolveu 35 alunos do 6º ano. O projeto mesclou tecnologia e o uso de instrumentos tradicionais, com o objetivo de permitir aos alunos aprenderem músicas e, principalmente, a leitura de partituras musicais. 

         A base do projeto foi a utilização de cantigas populares o que permitiu o resgate da cultura e da história que envolvem estas cantigas. “Utilizamos a tecnologia disponível nas plataformas para que os alunos aprendessem a leitura musical”, destacou o professor Ricardo da Silva.

         Prêmio Ação Destaque OPET

         A edição 2021 do 11º Prêmio Ação Destaque OPET selecionou 84 trabalhos, de 23 redes municipais de ensino que são parceiras da editora OPET.  Os trabalhos foram divididos em três categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. 

         Dos 84 projetos selecionados para a fase final do 11º Prêmio Ação Destaque OPET, 17 foram apresentados por professores da rede municipal de educação de Santana de Parnaíba. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.