Parlamentares apresentam demandas na área da saúde a Rogério Lins

Chefe do Executivo participou da primeira sessão do ano e anotou solicitações

Os parlamentares osasquenses aproveitaram a presença do prefeito Rogério Lins (Podemos) na 1ª Sessão Ordinária de 2022, nesta terça-feira (8), para apresentar as demandas da população na área da saúde. E, apesar de ser a pasta com maior investimento no atual orçamento, a Saúde está entre as principais necessidades da população, não só de Osasco, como de praticamente todas as cidades brasileiras.

O presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), explicou que a luta por melhorias no setor tem sido uma prioridade entre os parlamentares. “É um anseio que todo mundo tem e o país passa por dificuldades”, reforçou. Silva também deixou claro que o Legislativo está sempre à disposição para discutir e aprovar os projetos que trazem benefícios para a cidade, sejam os da área da saúde como os ligados a outros setores.

O vereador Pelé da Cândida (MDB) acrescentou que a pandemia de Covid-19 agravou os problemas no setor, com a migração de usuários de convênios para a rede pública, devido ao desemprego.

Pronto Socorro e UBS

Um dos assuntos cobrados foi a necessidade de obras de reforma em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Prontos Socorros (PS). O vereador Ralfi Silva (Republicanos) agradeceu o prefeito Rogério Lins pelo início da reforma do Pronto Socorro Dr. Osmar Mesquita, no Jardim Helena Maria. A obra atende uma reivindicação do parlamentar, que pediu a aceleração dos trabalhos, diante da necessidade dos moradores.

A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) solicitou atenção especial para que as obras do Pronto Socorro do bairro Novo Osasco sejam retomadas. A parlamentar também destacou uma emenda da deputada federal Renata Abreu (Podemos) para utilização na reforma da Maternidade Amador Aguiar.

Já o vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriota) foi incisivo ao cobrar melhorias para a UBS do Jardim Santa Maria, que hoje funciona dentro de uma igreja. O parlamentar convidou Rogério Lins para uma visita ao equipamento público, com o objetivo de apresentar as necessidades enfrentadas pelos usuários.

Ao responder os questionamentos, o prefeito Rogério Lins explicou que fará a consulta da viabilidade de todos os pedidos. “A gente vai ter novidades em todos os bairros da cidade, até uma UBS no Jardim Bonança, e um lote de mais de 10 UBS que serão reformadas em parceria com a Uninove”, adiantou.

Padronização e pesquisa

Ainda sobre a questão das UBS, o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Michel Figueredo (Patriota), defendeu a padronização do atendimento em todas as unidades do município.

O assunto foi um dos temas discutidos pelo parlamentar em recente encontro com o prefeito Rogério Lins. “A padronização dos atendimentos é o nosso único caminho”, reforçou. Figueredo também defendeu que os funcionários do setor sejam mais ouvidos para a tomada de decisões.

Outro defensor da prática, o vereador Batista Comunidade (Avante) revelou que comanda uma pesquisa para ouvir as necessidades dos profissionais de Saúde. O objetivo é contribuir para a melhoria no setor. De acordo com Batista, o levantamento já ouviu 30% do público-alvo, que são os funcionários que atuam nas unidades dos bairros. “Quero resposta à altura que a cidade merece. Por favor, peço de coração”, cobrou.

Passaporte sanitário

Por fim, a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) elogiou a postura dos profissionais que organizaram a Conferência Municipal de Saúde Mental. Na ocasião, os participantes só puderam entrar no local do evento com comprovante de vacinação contra a Covid-19.

A parlamentar defendeu a adoção do chamado passaporte sanitário, como forma de garantir a segurança de todos os cidadãos. “É importante que a gente cuide da nossa população nesse sentido também. Não é segregação, é um cuidado coletivo”, justificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.