Saúde mental dos profissionais da linha de frente da pandemia é tema de encontro

As preocupações com relação ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 não estão restritas à população. Pelo contrário, dada a situação inédita de combate ao vírus em larga escala, os profissionais da chamada linha de frente do atendimento às vítimas do coronavírus também precisam de atenção especial.

É nesta perspectiva que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, tem promovido encontros periódicos com os funcionários envolvidos nos trabalhos de atendimento à população na área da saúde. Na terça-feira (dia 8) foram três eventos voltados à segurança na administração da vacina aos profissionais da enfermagem.

Em duas sessões pela manhã e uma à tarde, os enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem participaram de apresentações e discussões sobre rotina de trabalho, cuidados na aplicação das vacinas e, não menos importante, discutiu-se a saúde mental destes profissionais da linha de frente.

Todas as pontas do processo

Conforme a diretora técnica de enfermagem, Elaine de Fátima Fonseca, “os trabalhos de imunização são bastante dinâmicos, com mudanças conforme a característica do imunizante e o público vacinado”.  A preocupação da gestão é a de cuidar de todas as pontas do processo e os profissionais de enfermagem encontram-se numa posição de destaque, pois cabe a eles a responsabilidade direta pela aplicação correta das vacinas.

A intenção é prestar assistência ao profissional que, no primeiro momento, se deparou com os desafios do desconhecimento e temor em relação à doença. Depois teve que se apropriar dos processos de vacinação e, ainda, lidar com a falta de conhecimento ou de informações por parte da população, principalmente aquela mais relutante em relação aos benefícios da vacina.

O enfermeiro responsável técnico do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-Adulto, Mário de Felicis Sobrinho, falou sobre a importância do autocuidado em saúde mental dos profissionais. “É preciso que o profissional, submetido a um alto índice de pressão e estresse, consiga adotar práticas terapêuticas para a qualidade tanto de sua atividade de trabalho quanto da sua vida pessoal”, explicou.

De Felicis ressaltou que não há uma receita comum a todos na adoção das práticas terapêuticas mais adequadas. O profissional deve procurar aquela iniciativa que mais “faça sentido” a ele nessa busca pelo bem-estar físico e mental. “A yoga, por exemplo, pode ser interessante para um, mas não sensibiliza outro. Por isso é fundamental encontrar uma prática com a qual o profissional se identifique”, completou.

Camila de Sousa Almeida, analista da Vigilância Sanitária, debateu os principais eventos adversos que acontecem no processo de imunização, juntamente com Tania Mayumi Koyama Honda, enfermeira técnica. As profissionais abordaram as diferenças nos protocolos de cuidados com cada tipo de vacina, a questão da diluição do insumo na aplicação, entre outros pontos do processo. “Cada vacina exige um manuseio diferente, a aplicação para adultos e crianças não é a mesma e, por isso, a atenção e os cuidados são imprescindíveis”, disse Tania.

Estresse e sobrecarga

A cidade de Barueri tem aplicado, em média, duas mil doses de vacina por dia. Desde o início da pandemia, os profissionais da ponta, ou linha de frente, estão sobrecarregados e convivendo com as ondas da doença, que não dá trégua. A técnica em enfermagem Elizete Marcos Gonzaga, profissional com 15 anos de experiência, aprovou a iniciativa da administração municipal.

Segundo Elizete, que atua na UBS Adauto Ribeiro, a pressão no dia a dia é grande e não é incomum o surgimento de conflitos: “muitas pessoas vêm se vacinar porque são obrigadas no trabalho ou para outras situações. E precisamos lidar com alguns ‘resistentes’, o que nem sempre é uma tarefa fácil”.

A profissional comentou que a população é “bombardeada” por informações, muitas delas falsas ou imprecisas. Os informes técnicos da Saúde também se alteram conforme a fase da vacinação. Daí que o profissional da saúde se vê às voltas com um turbilhão de informações e precisa saber lidar adequadamente com tudo isso no seu cotidiano.

Nos encontros do dia 8 participaram um total de 75 profissionais de enfermagem. As próximas reuniões estão programadas para os dias 15 e 22 de fevereiro. O objetivo é que o maior número de profissionais da rede municipal de saúde participe da iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.