HMB investe nos benefícios da atividade física no ambiente de trabalho

Programa busca incentivar a prática de exercícios como método de prevenção às doenças ocupacionais.

Todo trabalhador, independentemente do setor de atividade, passa uma parte considerável do tempo envolvido em atividades laborais e nem sempre consegue dar atenção aos sinais que o corpo manda. Por isso, e tendo em vista o bem-estar dos colaboradores, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) tem adotado práticas com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida por meio de cuidados com o próprio corpo, como as sessões de ginástica laboral.

As sessões são mensais e de curta duração, entre 15 e 20 minutos, e podem ser realizadas durante o expediente, sempre com a supervisão de profissionais capacitados. Nesses encontros são trabalhados aspectos como compensação muscular, controle e percepção corporal, respiração e técnicas de alongamento.

Pela necessidade de conciliar os horários com as disponibilidades dos colaboradores, diversos departamentos uniram forças para que o projeto pudesse sair do papel. “A satisfação de ajudar a realizar um projeto que há tempos é desejado é enorme”, disse Leslie Dias, da Comissão de Humanização.

“A ergonomia no trabalho é algo muito difícil de implantar, mas com persistência e dedicação iniciamos este projeto e começamos com uma equipe contagiante e muito alegre”, garantiu Tiago Mendes, técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A prática de exercícios físicos, mesmo que seja leve, auxilia na diminuição de tensões e alivia o estresse. A ginástica laboral atua na prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças ocupacionais, contribuindo para a melhora no quadro geral de saúde. Entre outros fatores, a ginástica laboral também reduz a sensação de fadiga, aumenta a consciência corporal e é um importante aliado para melhorar a disposição.

“Trabalhar com reabilitação é minha paixão. Porém, quando podemos trabalhar na prevenção de lesões, é melhor ainda. Fazer parte desse projeto e auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar dos colegas de trabalho é muito gratificante”, afirmou a fisioterapeuta Erika Battistella, responsável por coordenar a sessão de ginástica laboral do último mês de janeiro. Já estão agendadas sessões mensais até maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.